segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mirtilo

(A planta)

(Frutos)
Continuando a visita à horta, deparamos hoje com o Mirtilo (Vaccinium myrtillus L.) aqui com as vestes de planta cultivada.
Como espontâneo, este arbusto da família Ericaceae, também designado vulgarmente por Arando e Uva-do-monte, surge em parte da Europa, da Ásia e América do Norte. Em Portugal, ocorre, como espontâneo, no Norte do país (Minho e Trás-os-montes) e no Centro (Serra da Estrela).
Quer a utilização dos seus frutos em confeitaria, quer o consumo em natureza, conquanto não muito vulgarizados entre nós, até porque os frutos são caros, têm vindo a aumentar, havendo já empresas que se dedicam à sua produção e comercialização.
Há indicações de que o consumo destes frutos é benéfico para a saúde, pois, alegadamente, contribui para baixar o nível do mau colesterol; ajuda a prevenir infecções no aparelho urinário; protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e ao envelhecimento; e até melhora a vista!?
Toca, pois, a consumir !
ADENDA:
Garante-me o Luis Lopes da Fonseca, em mensagem enviada por correio electrónico, que a planta das imagens não é um exemplar de Vaccinium myrtillus, mas sim de um híbrido de "Vaccinium corymbosum de origem norte americana".
De caminho, sugere: "Numa oportunidade visite o Gerês na primavera mas, não perca tempo com a Serra da Estrêla, porque ali ele está muito provavelmente extinto há muito, devido aos fogos e ao sobre pastoreio. Não podemos ter tudo: mirtilos expontâneos e queijo da serra". E acrescenta este interessante episódio:
"As ovelhas adoram mirtilos. Um dia na quinta de Lamaçais (Caria), do Ministério da Agricultura, já lá vão 25 anos, o rebanho entrou no meu ensaio de mirtilos e foi uma "desgraceira". Nas primeiras linhas comeram tudo (ramos, folhas e frutos), depois já mais satifeitas só comeram folhas e nas ultimas linhas foram só os frutos, a jeito de sobremesa".
Com os meus agradecimentos ao Lopes da Fonseca, aqui fica a rectificação.
(Clicando nas imagens, amplia)

1 comentário:

Quinta da Remolha disse...

A Quinta da Remolha produz mirtilos em Sever do Vouga, a quinta está aberta para receber pessoas interessadas em visitar as suas plantações, no site há um formulário para marcar visitas.

www.quintadaremolha.com