terça-feira, 12 de maio de 2009

Morrião (Anagallis arvensis)

(Pormenor da planta)

(Pormenor da flor e do fruto)

Designada pelos nomes comuns de Morrião, Erva-do-garrotilho; Morrão-vermelho; Morrião-dos-campos e Morrião-vermelho, [com o nome científico de Anagallis arvensis L. e sin.: Anagallis arvensis L. var. caerulea (L.) P. Cout.; Anagallis arvensis L. var. latifolia (L.) Lange; e Anagallis latifolia L.] é planta que surge espontânea em Portugal, em terrenos cultivados e incultos, sendo também utilizada como planta ornamental.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Subclasse: Dilleniidae; Ordem: Ericales; Família: Myrsinaceae; Género: Anagallis; Espécie: Anagallis arvensis.
(Para ampliar, clicar sobre as imagens)

4 comentários:

Nakamura Isamu disse...

Olá!
Me chamo Nakamura,sou Brasileiro, e gostaria de saber se o "Morrião" também é chamado de "Morrião-dos-passarinhos", pois li uma descrição dessa planta em uma enciclopédia, e ela era indicada como alimento para alguns passáros criados em cativeiro, será que estamos falando da mesma planta?
Se souber por favor me manda um E-mail. nakamura.isamu@hotmail.com

Francisco Clamote disse...

Caro Nakamura:
Não lhe sei responder, pois nunca encontrei a designação de "Morrião- dos-passarinhos". Sugiro-lhe, no entanto, que verifique, na enciclopédia que consultou, se lá se encontra a designação científica, como é usual. Se a designação científica for a mesma, ou sinónimo, fácil é concluir que se trata da mesma planta. Cumprimentos.

Unknown disse...

Sim Nakamura, ela também é conhecida como: "tripinha de galinha" Por isto os gansos só se reproduzem quando eles encontram o Morrião, e fazem aquela algazarra toda, pois os machos precisam do hormônio contido na planta para conseguir galar os ovos. Era muito usado plantar esta espécie para alimentar os falcões da rainha.
Como medicamento é um regulador hormonal, rico em minerais e vitaminas, alivia estresse e depressão e é ótimo para mulheres em fase de menopausa, se usar a 80% do Morrião e 20% da tiririca, já era menopausa e seus efeitos.
Espero ter podido ajudar.
Gratidão paz e luz

Antonio Santana brito disse...

Aonde encontrar esta planta no Brasil??