quinta-feira, 30 de abril de 2009

Plantas ornamentais: (Ludisia discolor)

(As folhas)

(As flores)

Da família das orquídeas esta planta (com o nome científico de Ludisia discolor A. Rich. e, que eu conheça, sem designação comum em português) é originária da Malásia, Indonésia e Birmânia. É comercializada em Portugal sobretudo como planta ornamental de interiores, mas também se adapta a ambientes exteriores temperados. (Em inglês é designada por black jewel orchid .
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Liliopsida; Ordem: Asparagales; Família: Orchidaceae; Subfamília: Orchidoideae; Género: Ludisia; Espécie: Ludisia discolor .
(Para ampliar, clicar sobre as imagens)

6 comentários:

Sara Veiga disse...

Comprei uma, sem saber qual a sua designação. Vamos ver se consigo cuidar dela em condições. Vou continuar a consultar este blog, obrigada!

San disse...

É uma planta realmente muito bonita , sua folhas chamam a atenção.Também comprei 2 vasos(numa exposição em Holambra) sem saber que se tratava de uma orquídea.Dei a cada uma delas uma condição de luminosidade diferente, e um ano depois a que não teve luz direta do sol está totalmente florida .Já a outra(exposta a luz direta) não floresceu.

Anónimo disse...

Estou aqui com a minha... Ribeirão Preto, interior de S.Paulo. Também comprei em Holambra.
Ela está na sombra, precisamente dentro de casa... as flores completam 30 dias (ou mais). Estão saindo dois brotos novos, além de um terceiro (ou primeiro) que veio junto com os dois pendões já floridos.
O que faço???
Corto os pendões que têm flores assim que as mesmas murcharem???
Tô sem saber o que fazer.
Se alguém puder me ajudar...
rpelegrinelli@uol.com.br

Viviana disse...

Olá Francisco

Cheguei aqui quando procurava o "Trevo-Vermeho."

Eu, que sou uma amante da Natureza, fiquei encantada com o seu blogue.

Já sou seguidora.

Se Deus quiser, passarei por aqui com frequência.

Parabéns! Muitos Parabéns!

Que bom, que o Francisco tem toda esta enorme sensibilidade para com a natureza!

Fico muito feliz.

Desejo-lhe um lindo sábado

um abraço

viviana

Alda disse...

Olá Francisco,

Comprei uma Ludisia linda, toda florida e a mantive dentro de casa, mas poucos dias depois, a planta começou a apresentar descoloração e ressecamento das folhas, apesar de haver mantido o solo sempre úmido. Será que alguém pode me dar alguma dica sobre o que ocorreu?
Obrigada.

Francisco Clamote disse...

Alda, as orquídeas, em geral, não se dão bem com muita humidade. As regas têm de ser muito espaçadas. No caso da sua planta, a causa não estará precisamente na rega excessiva?