sábado, 10 de janeiro de 2009

Laranjeira-trifoliada (?) (Poncirus trifoliata)

(Para ampliar, clicar sobre a imagem)


A planta a que se refere a imagem tem o nome científico de Poncirus trifoliata(L.) Raf. e é designada, em inglês, por Trifoliate Orange, nome que, em português, significa Laranjeira-trifoliada. É nativa da China e Himalaias. Os frutos são muito amargos e, por esse motivo, não são comestíveis em fresco, podendo, no entanto, a sua polpa ser utilizada no fabrico de compotas.
A planta está classificada como pertencendo à Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Sapindales; Família: Rutaceae; Género: Poncirus.
É uma planta pouco vulgar em Portugal e, pessoalmente, não conheço outro exemplar além do fotografado no Jardim Botânico de Lisboa.

3 comentários:

Raramente ociosa disse...

Na semana passada, descobri um pomar inteiro em Setúbal!

Unknown disse...

Pela pesquisa que fiz acho que é, tenho um pé na minha casa em Santa Maria RS

Lúcia Silva disse...

Eu tenho uma no quintal