sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Canforeira (Cinnamomum camphora)

(A árvore)

(Pormenor de um ramo com um fruto)

A Canforeira (conhecida no Brasil pelo nome comum de Canforeiro) com a designação científica de Cinnamomum camphora (L.) Sieb. é uma planta originária do Extremo Oriente (China, Japão, Taiwan e Indochina), pertencente à: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Laurales; Família: Lauraceae; Género: Cinnamomum; Espécie: Cinnamomum camphora;
Desta planta extrai-se uma substância química (a cânfora, termo com que também se designa, vulgarmente, a própria planta) substância que é usada no fabrico de plásticos e do celulóide, sendo também utilizada como incenso e na preparação de medicamentos.
(Para ampliar, clicar sobre as imagens, obtidas no jardim da Casa da Cerca - Almada)

3 comentários:

Moema disse...

navegando pela net encontrei seu blog e adorei! quero parabenizar voce pelo espaço, muito bom!! :) já estou te seguindo, ok? sucesso pra voce!

Majo disse...

Gostei muito de conhecer esta
árvore!
Desde a infância, estou habituada ao perfume da sua madeira, empregada nos países do Oriente no fabrico de malas preciosas para conservação de roupa, pois é um excelente insetícida.

Majo disse...

Gostei muito de conhecer a canforeira!
Desde a infância que estou habituada ao seu perfume, por ser empregue nos países do Oriente no fabrico de malas preciosas para conservação de roupa. A madeira é inseticída.