segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Os frutos na época da colheita # 1
domingo, 28 de setembro de 2008
Plantas suculentas: rosinha-de-sol
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Plantas ornamentais: Plumbago
Segundo este sítio (em inglês) a planta é originária da África do Sul. Já encontrei, no entanto, referências que a dão como proveniente da América Central.
domingo, 21 de setembro de 2008
Plantas ornamentais: Orquídea
sábado, 20 de setembro de 2008
Plantas alimentares: O cebolinho
Terminada a série sobre a flora peruana, estamos de regresso às plantas existentes em Portugal (nativas ou aclimatadas), começando pelas plantas alimentares, tema que já vem de trás. As imagens referem-se ao Cebolinho (nome científico: Allium schoenoprasum L.), planta pertencente ao género Allium e à família das Alliaceae e que alguns consideram nativa da Europa, assegurando outros que é originária de dois continentes (Europa e América).
É uma planta que cresce em tufos, apresentando folhas roliças com tom verde escuro, como se vê na imagem 2. Quanto às flores veja-se a imagem 1.
As suas folhas, com um sabor próximo do da cebola, são sobretudo utilizadas na confecção de saladas, embora não se exclua o seu uso na preparação de outros pratos, como p.e. omeletas.
(Para ampliar as imagens, clicar sobre elas)
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
FLora peruana : Fim
Para terminar a série sobre a "Flora peruana" publicam-se aqui algumas imagens de plantas fotografadas no Peru que me não foi possível identificar. Qualquer contribuição, por parte de visitantes no sentido de identificar as plantas portadoras de flores tão interessantes, será bem vinda e antecipadamente agradecida.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Flora do Peru # 11 -- Cecropia multiflora
Flora Peruana # 10 - Granadilha
domingo, 14 de setembro de 2008
Flora Peruana # 9 - Polylepis incana
Planta designada no Peru por Queñua ou Queñual e com o nome científico de Polylepis incana Kunth, tem o seu habitat ao longo da Cordilheira dos Andes. Muito resistente ao frio, chega a desenvolver-se até aos 4500 metros de altitude. É esse facto, em particular, que torna a planta muito importante para as povoações andinas estabelecidas a grandes altitudes, que, por regra, não dispõem de grandes alternativas a que recorrer para a produção e utilização de madeira.
(As imagens poderão ser ampliadas, clicando sobre elas)
sábado, 13 de setembro de 2008
Flora Peruana # 8 - A mandioquinha
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Flora peruana # 7 - "Achupalla"
domingo, 7 de setembro de 2008
Flora Peruana # 6 - A mandioca
Flora Peruana # 5 - A coca
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Flora peruana # 4 - Nogueira pecã
Flora peruana # 3 - Passiflora tripartita var. mollissima
Não encontrei designação em língua portuguesa para esta planta.
Adenda (17-Nov.-2012): Informa-me João Franco, autor do blogue http://my-passiflora.blogspot.pt/ que a planta reproduzida nas imagens não é a Passiflora tripartita var. mollissima, mas provavelmente a Passiflora pinnatistipula. Tomo como boa a informação de João Franco, pois dedica-se ao cultivo de diversas espécies de maracujás e outras frutíferas tropicais, pelo que tem, seguramente, bem melhores e maiores conhecimentos sobre a matéria, já que os meus não são nenhuns.
(Para ampliar, clicar sobre as imagens)
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Flora Peruana # 2 - Algarrobo
(Pormenor da árvore - ramo com folhas e flores ainda não abertas)
Trata-se de uma planta muito invasiva, reproduzindo-se, quer através das sementes que são leves e de fácil dispersão, quer através de rebentos e sobrevive bem em terrenos secos. A sua madeira é muito dura e é utilizada para a produção de carvão vegetal, designadamente no Peru.
Com o fruto do algarrobo elabora-se um xarope utilizado em coquetéis, "a algarrobina" que serve igualmente como ingrediente adoçante em sumos e sobremesas.
Flora Peruana #1 - Cantuta
A Cantuta (Cantua buxifolia Juss. ex Lam.) é a flor nacional do Peru e da Bolívia. Também é conhecida como "Flor Sagrada dos Incas". As fotografias foram obtidas em Chucuito, nas margens do Lago Titicaca.
(As imagens poderão ser ampliadas, clicando sobre elas)