sábado, 29 de março de 2025

Ornithogalum bourgaeanum





Ornithogalum bourgaeanum Jord. & Forr.

Planta herbácea, perene, bolbosa, com bolbo esférico ou ovóide, em geral solitário, por vezes, acompanhado por alguns outros pouco numerosos, resultantes da divisão do bolbo principal; haste floral verde, com 3 a 18 cm de altura; folhas (4 a 10 por cada haste) todas basais e aproximadamente lineares; inflorescência corimbo-racemosa com 3 a 25 flores brancas, mas com uma larga faixa longitudinal verde na parte central do dorso; cápsula ovóide ou obovóide, truncada no ápice, com seis nervuras agrupadas aos pares.
Tipo biológico: geófito;
Família: Asparagaceae;
Distribuição: Península Ibérica e Ilhas Baleares; França (Maciço Central); Alpes italianos e franceses.
Ecologia/habitat: Pastagens de montanha e clareiras de bosques e de matagais, em locais com boa exposição solar e clima ameno, em solos pedregosos de qualquer natureza, a altitudes até 2000 m.
Floração: de Fevereiro a Junho.
[Avistamento: Parque Natural da Arrábida (Sesimbra; freg. Castelo); 26  - Março - 2025]

quarta-feira, 26 de março de 2025

Época das orquídeas silvestres (2025): Orquídea-piramidal, ou Satirião-menor [Anacamptis pyramidalis)



Orquídea-piramidal, ou Satirião-menor [Anacamptis pyramidalis (L.)Rich.] 

A Anacamptis pyramidalis é uma erva vivaz, com raízes tuberosas, da família Orchidaceae, cuja haste floral pode atingir até cerca de 70cm e, por isso, facilmente observável no meio ambiente onde surge.
A espécie distribui-se pela Região Mediterrânica e por boa parte da Europa e da Ásia, ocorrendo geralmente em terrenos relvados incultos e em clareiras de matos, com substrato calcário. Em Portugal encontra-se apenas no centro e sul do território do Continente e, a crer no número de exemplares encontrados durante algumas passagens pelas Serras d'Aire e Candeeiros, diria que em Portugal a espécie tem ali  o seu ambiente de eleição.
Floração: de Março a Junho:
(Avistamento: Serra do Louro (Parque Natural da Arrábida);  25 - Março - 2025)

quinta-feira, 20 de março de 2025

Época das orquídeas silvestres (2025): Heleborina-branca (Cephalanthera longifolia)

 


Heleborina-branca [Cephalanthera longifolia (L.) Fritsch *]

Erva vivaz, da família Orchidaceae, não ultrapassa, geralmente, 30 cm de altura. Apresenta folhas estreitas e compridas e inflorescência frouxa, com 8 a 20 flores brancas, com o labelo manchado de amarelo.
Orquídea de hábito terrestre, distribui-se por boa parte da Europa, pelo ocidente e sudeste da Ásia e pelo norte de África, ocorrendo na orla de matos e de florestas e, frequentemente, sobre solos calcários.
Em Portugal distribui-se de forma descontínua, encontrando-se sobretudo a norte do Tejo e, ao que parece, a Serra da Arrábida é o limite sul da sua área de distribuição.
Floração: entre Março e Julho
[Avistamento: Serra de S. Luís (Parque Natural da Arrábida); 11 - março - 2025]

terça-feira, 18 de março de 2025

Época das orquídeas silvestres (2025): Flor-dos-rapazinhos (Orchis italica)



Flor-dos-rapazinhos* (Orchis italica) Poir.**
Erva vivaz, tuberosa, da família Orchidaceae. Pode atingir até 50 cm de altura, mas o mais frequente é ficar-se por dimensões mais modestas: 20 - 30 cm. Distribui-se por toda Região Mediterrânica, surgindo geralmente em clareiras de matos, nas encostas de outeiros ou colinas, sobre solos magros, relvados e, em regra, pedregosos, frequentemente calcários. Está presente em Portugal, no centro e sul do território do Continente.
Floração: de Março a Maio. 
*Também é designada comummente por Flor-dos-macaquinhos ou flor-dos-macaquinhos-dependurados.
** Sinonímia: Orchis militaris Poir.; Orchis longicornis Lam.; Orchis tephrosanthos Desf.; Orchis longicruris Link; Orchis undulatifolia Biv.; Orchis welwitschii Rchb.f.;
[Avistamento: Serra do Louro (Parque Natural da Arrábida); 11 - Março - 2025]

segunda-feira, 17 de março de 2025

Época das orquídeas silvestres (2025): Orchis anthropophora




Orchis anthropophora (L.) All. *
Planta herbácea, vivaz, tuberosa, da família Orchidaceae, possui caule erecto (10 a 40 cm); 5 a 10 folhas, as inferiores lanceoladas e as superiores mais curtas e semelhantes a brácteas; flores verde-amareladas reunidas em inflorescência cilíndrica densa.
Distribui-se pelo centro e sul da Europa, oeste da Anatólia, Chipre, Líbano e noroeste de África. Em Portugal há registo de ocorrências no Algarve, Estremadura, Ribatejo, Beira Litoral e Trás-os-Montes, conquanto também haja referências à presença da espécie na Beira Baixa.
Ocorre em prados, clareiras de bosques e matagais, sobre solos pedregosos, geralmente calcários.
Floração: de Fevereiro a Maio.
* Sinonímia: Aceras anthropophorum (L.) W.T.Aiton
(Local e data: Parque Natural da Arrábida; 14 - Março - 2025)

sábado, 15 de março de 2025

Época das orquídeas silvestres (2025): Neotinea conica


Neotinea conica (Willd. R.M. Bateman *
Tipo biológico:geófito;
Família: Orchidaceae;
Distribuição: Sudoeste europeu (Sul de França e Península Ibérica) e Noroeste de África.
Ocorrência em Portugal limitada ao território do Continente: Algarve, Alto Alentejo, Estremadura, Ribatejo, Beira Baixa, Beira Alta e Beira Litoral
Ecologia/ habitat: terrenos de pastagem, clareiras de matagais e bosques, em geral, sobre solos calcários a altitudes até 1100m.
Floração: de Fevereiro a Abril.
*Sinonímia: Orchis conica Willd.
[Avistamento: Azóia - Sesimbra (Parque Natural da Arrábida); 14 - Março - 2025]

quinta-feira, 13 de março de 2025

Época das orquídeas silvestres (2025): Erva-aranha ( Ophrys sphegodes)




Erva-aranha (Ophrys sphegodes Mill.)

Erva vivaz, da família Orchidaceae, apresenta, em geral, 2 tubérculos sésseis; caule erecto (que raramente ultrapassa os 30 cm); folhas basais, oblongo-lanceoladas; e 3 a 10 flores dispostas em espiga. Orquídea terrestre, distribui-se pelo países da região mediterrânea ocorrendo geralmente em sítios com boa exposição solar, em pastagens, matos pouco densos e florestas com boas clareiras, sobre solos preferentemente básicos, secos a frescos. Em Portugal ocorre apenas no território do Continente e, aparentemente, tendo em conta os registos existentes, apenas em regiões a sul do Tejo. É considerada uma espécie rara.
Floração: de Fevereiro a Abril.
[Avistamento: Serra de S. Luís (Parque Natural da Arrábida); 11 Março - 2025]

quarta-feira, 12 de março de 2025

Época das orquídeas silvestres (2025): Erva-borboleta (Orchis papilionacea)

 


Erva-borboleta (Orchis papilionacea L.)
Erva vivaz, tuberosa, da família Orchidaceae. Apresenta caule erecto com 20 a 40 cm  de altura; folhas linear-lanceoladas a lanceoladas com cerca de metade da altura da haste floral; inflorescência frouxa com 4 a 10 flores relativamente grandes, purpúreas.
Distribui-se por toda a Região Mediterrânica, surgindo espontânea em terrenos relvados e em clareiras de matos, geralmente sobre solos calcários.
Floração: de Março a Maio.
[ Avistamento: Serra do Louro (PN Arrábida); 11 - Março - 2025]

segunda-feira, 10 de março de 2025

Erva-prego (Paronychia echinulata var. echinulata)



Erva-prego (Paronychia echinulata var. echinulata Chater)
Erva anual, com caules erectos ou ascendentes, ramificados em volta da base, com até 38 cm de comprimento; folhas subsésseis, aproximadamente elípticas, glabras, com até 8,5 x 3,5 mm, ápice agudo e margem denticulada; inflorescências em pequenos glomérulos aparentemente axilares, com 7 a 12 flores diminutas (com 1,6 a 2 mm); sépalas com arista geralmente forte, com 0,6 a 1 mm; fruto (utrículo) mais ou menos globoso, densamente papiloso na parte superior. 
Tipo biológico: terófito;
FamíliaCaryophyllaceae;
Distribuição: Sul da Europa; Noroeste de África; Líbano e Sudoeste da Turquia; Macaronésia (arquipélagos da Madeira e das Canárias).
Em Portugal Continental a sua distribuição concentra-se sobretudo nas regiões a sul do Tejo (Algarve, Alto e Baixo Alentejo, Estremadura e Ribatejo), com escassos avistamentos na Beira Baixa e na Beira Litoral. 
Ecologia/habitat: pastagens anuais, em solos pedregosos ou arenosos, secos, geralmente siliciosos, a altitudes até 1500 m. 
Floração: de Março a Junho.
(Avistamento: Serra de Monchique (Algarve); 23 - Maio - 2016)

sábado, 8 de março de 2025

Plantas ornamentais: Ornithogalum thyrsoides

 



Ornithogalum thyrsoides Jacq.
Planta bulbosa, perene, com 30 a 50 cm de altura.
Tipo biológico: geófito;
Família: Asparagaceae;
Distribuição: planta endémica da Província do Cabo (África do Sul). Introduzida em várias latitudes como planta ornamental, está, actualmente, presente e naturalizada em ambos os hemisférios.
Em Portugal ocorre como planta cultivada para fins ornamentais, sendo duvidosa a sua presença como planta naturalizada, embora, por vezes, se encontre em ambientes assilvestrados. Em tais casos, trata-se, muito provavelmente, de plantas escapadas de cultura ou abandonadas na sequeência de limpezas de jardins.
Floração em Portugal: de Maio a Julho.
[Avistamento: Fernão Ferro (Seixal); 13 - Maio - 2024]

sexta-feira, 7 de março de 2025

Anémona (Anemone palmata)

 



Anémona (Anemone palmata L.)
Planta da família Ranunculaceae, a Anemone palmata é uma erva vivaz, com rizoma tuberoso, que se distribui pela Região Mediterrânica Ocidental, encontrando-se em toda a Península Ibérica, sul de França, Córsega e Sardenha (Fonte). Em Portugal, onde é também conhecida pelas designações comuns de Anémona-do-Tejo, Anémona-dos-jardins, Campanilha, Flor-de-Páscoa e Flor-de-vento, ocorre, segundo esta outra fonte, em todo o território do Continente, surgindo em "campos, prados e outros sítios frescos, charnecas, outeiros, e pinhais", sobre solos argilosos, arenosos ou descalcificados, a altitudes até 1500m.
Floresce de Fevereiro a Junho.
Nota: Como se vê pelas imagens, a planta pode apresentar flores amarelas (porventura as mais frequentes) ou brancas. 
[Avistamento: em pinhal na frequesia da Amora (Seixal); 6 - Fevereiro - 2025] 

sábado, 1 de março de 2025