quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Arabeta (Arabidopsis thaliana)




 





Arabeta ou Erva-estrelada [Arabidopsis thaliana (L.) Heynh. *]
Erva anual de curta duração, com caule (4 a 40 cm) erecto, simples ou ramificado, com pêlos na metade inferior, glabro na parte superior; folhas basais dispostas em roseta, com pêlos simples  e ramificados (estrelados); as caulinares bem menores que as basais, sésseis, glabras ou  com pêlos dispersos em ambas as páginas e com margem inteira ciliada; flores (com cerca de 4 mm de diâmetro, com sépalas moderadamente híspidas, por vezes, glabras e pétalas brancas) agrupadas em inflorescências em cacho, pouco densas; frutos (silíquas) glabros, erecto-patentes, por vezes ligeiramente encurvados.
Tipo biológico: terófito;
Família: Brassicaceae (Cruciferae)
Distribuição: planta subcosmopolita, logo, com presença em múltiplas regiões do globo. Em Portugal ocorre como espécie autóctone, quer em todo o território do Continente, quer no arquipélago da Madeira, e como espécie introduzida nos Açores.
Ecologia/habitat: terrenos cultivados e incultos;  pastagens anuais; clareiras de matos; muros; bermas de estradas e caminhos, em terrenos secos, pouco compactos, com frequência arenosos, a altitudes até 2400m.
Floração: de Janeiro a Julho.
Obs. Esta espécie é "um dos organismos modelo para o estudo de genética, em botânica " (fonte)
* Sinonímia: Arabis thaliana L.
(Local e data do avistamento: Serra do Açor; 10 - Maio - 2018)

Sem comentários: