segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Lomelosia stellata


(1)

(2)

(3)

(4) 

(5) 

(6)
 
(7)

(8)
 Lomelosia stellata (L.) Raf. *
Erva anual com 5 a 40 cm; caules erectos, geralmente simples, por vezes ramificados na base.
Apresenta evidentes semelhanças com congénere Lomelosia simplex. Têm, no entanto, características facilmente observáveis que permitem distingui-las com toda a segurança. Nota-se, desde logo, que a L. stellata possui, em geral, dimensões bem mais modestas que a congénere, pois esta pode alçar-se até aos 70cm. Todavia, decisivas na identificação são as características apontadas pelo portal da SPBotânica (Flora.on): as brácteas do capítulo são inteiras na L. simplex, enquanto que na L. stellata, algumas, pelo menos, apresentam-se profundamente divididas; na L. stellata as aristas ultrapassam largamente a coroa, ao passo que, na congénere, as aristas são bastante mais curtas, pois, ou nem sequer vão além da coroa ou ultrapassam-na apenas ligeiramente.
Tipo biológico: terófito:
FamíliaDipsacaceae;
Distribuição: Sudoeste da Europa; Norte de África.
Em Portugal ocorre apenas no território do Continente, estando a sua presença limitada ao Algarve, Alto e Baixo Alentejo (presença confirmada por registos existentes no Portal Flora.on). A Flora Iberica dá-a outrossim como existente na Beira Baixa e em Trás-os-Montes e, dubitativamente, também na Beira Alta. Em qualquer caso, a espécie é, aparentemente, bastante rara, pois o Flora.on, não regista, por esta altura, mais que 7 avistamentos.
Ecologia/habitat: Terrenos baldios; clareiras de matos e  bosques, em solos calcários, argilosos ou gessosos, a altitudes até 1600m.
Floração: de Abril a Junho.
* Sinonímia: Scabiosa stellata L. (Basónimo)
[Local e datas: concelho de São Brás de Alportel (Algarve); 21 - Maio - 2016 (fotos 1 a 6); 21 - Maio - 2015 (Fotos 7 e 8)]
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: