segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Camédrios-de-água (Teucrium scordium subsp. scordium)





Camédrios-de-água * (Teucrium scordium L.subsp. scordium)
Erva perene, rizomatosa (tipo biológico: hemicriptófito) com indumento de pêlos compridos (cerca de 2mm) e outros mais curtos, glandulosos. Apresenta caules erectos ou ascendentes, ramificados; com cerca de 30 cm; folhas sésseis; de forma variável; flores com corola tubular unilabiada, de cor que pode ir do creme ao  lilás, passando pelo rosa, ou púrpura, dispostas (2 a 8) em número variável de verticilos (até 20 no ramo central e até 10 nos ramos laterais)
Família: Lamiaceae;
Distribuição: Região Mediterrânica; Europa Central e Sudoeste da Ásia.
Em Portugal ocorre em boa parte do território do Continente, desde o Algarve até ao Minho e Trás-os-Montes, conquanto pareça não ser espécie muito comum, atendendo oa número de registos existentes no Portal Flora.on. Inexistente nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Ecologia/habitat: em locais húmidos ou encharcados, em clareiras e sob coberto de bosques, designadamente de amieiros;  nas margens de cursos de água, de lagoas, charcos, pântanos e albufeiras. Por vezes em locais próximos do litoral e com alguma salinidade. Desenvolve-se em diversos tipos de substrato a altitudes até 1400m. 
Floração: de Abril a Setembro;
*Outros nomes comuns:   Escórdio; Escórdio-bastardo; Seixebra:
(Local e data; afluente do Rio Ponsul; 29 -Agosto - 2015)

Sem comentários: