terça-feira, 5 de novembro de 2013

Zópiro (Clinopodium vulgare)

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

 (6)

 (7)

(8)
Zópiro ou Clinopódio  (Clinopodium vulgare L.)
Erva rizomatosa, perene (tipo biológico: hemicriptófito), com caules (16 a 95 cm de altura) frequentemente simples, por vezes, ramificados, glabrescentes ou pubescentes; folhas de ovadas a elípticas, inteiras ou levemente dentadas, escassa ou densamente pilosas; flores com corola tubular bilabiada, de cor rosa ou púrpura, dispostas em verticilos (1 a 5) densos e bastante afastados entre si.
Distribuição: Toda a Europa, Centro e Leste da Ásia; Noroeste de África, Macaronésia e América do Norte. Em Portugal distribui-se por quase todo o território do Continente (o Baixo Alentejo será, neste caso, a provável excepção), estando igualmente presente nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Ecologia/habitat: Clareiras e orlas de bosques e matagais, prados húmidos e bermas de caminhos, em locais que podem ir até aos 1850 m de altitude. Indiferente à composição do solo.
Floração: de Maio a Outubro.
[Locais e datas: Serra de Malcata; 13 - Junho - 2012 (Fotos 1, 4, 5, 6 e 7); Serra de Candeeiros (Fórnea) 20 - Abril - 2013 (fotos 2, 3 e 8)]

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Francisco.Procurava a identificação duma planta que tenho no meu jardim, através do plantsnap. Dava-me o Zópiro ( Clinopodium vulgare) mas pesquisando melhor é uma Hipoestes aristata.Assim, fiquei a saber do seu entusiasmo pela botânica tal qual a minha pessoa. Tenho um jardim com cerca de 3000 espécies vegetais que é a nossa paixão, minha e da minha mulher. Tenho um site, já com 1/4 das plantas que lhe envio. https://agac83.wixsite.com/agac
Moro em Aveiro. Ao dispôr para trocarmos conhecimentos e não só.O meu email: agac@danfil.com

Artur Cadete.

Francisco Clamote disse...

Boa noite, Caro Artur Cadete.
Felicito-o a si e a sua esposa, pois o vosso jardim pelo que pude ver no site só pode ser uma maravilha. Confesso que o meu interesse se centra mais nas plantas autóctones da flora portuguesa, porque, por um lado, são as que encontro nas minhas caminhadas pelo campo e, por outro, não disponho de condições para ter um jardim, muito menos um tão belo quanto o vosso. Agradeço a sua disponibilidade para troca de conhecimentos, disponibilidade que retribuo com todo o gosto.
O meu "e-mail" figura no meu perfil no blogue.
Renovando os meus agradecimentos, peço-lhe que aceite as minhas mais cordiais saudações.
Francisco Clamote