Albarrã-do-Peru ou Cila-do Peru (Scilla peruviana L.)
Erva vivaz, bulbosa (tipo fisionómico: geófito) da família Asparagaceae.
Nativa da Região Mediterrânica Ocidental, (designadamente do Sudoeste da Península Ibérica e Noroeste de África) é, todavia, largamente cultivada noutras regiões como planta ornamental.
Não sendo originária do Peru, rezam as crónicas que a atribuição do epíteto específico peruviana deriva de um equívoco sobre a origem dos exemplares a partir dos quais Lineu elaborou a descrição da espécie, exemplares que teriam sido importados de Espanha, mas levados a bordo de um barco chamado Peru.
A confusão do descritor pode ser desculpável, mas já é pouco compreensível a permanência do equívoco na designação vernacular portuguesa, tanto mais quanto é certo que, em língua inglesa, a espécie é designada, nomeadamente, por Portuguese Squill e mesmo em Espanha entre outros nomes comuns, como flor de la corona, flor de la piña, jacinto azul estrellado, mosquera sevillana, a planta também é conhecida pelo nome de jacinto portugués.
Habitat: locais húmidos e sombrios, incluindo nas margens de cursos de água, sobre solos argilosos ou, preferencialmente, calcários.
Floração: de Março a Maio.
(Local e data: Paderne - Algarve; 21 - Março - 2013)
(Clicando nas imagens, amplia)
Sem comentários:
Enviar um comentário