(aspecto geral)
(flor)
(frutos)
Conhecida em Portugal por Conteira (e no Brasil por Albará, Bananeirinha-de-flor, Beri e Caeté-dos-jardins) a Canna indica L. (sin: Canna edulis Ker; Canna cinnabarina Bouché; Canna coccinea Mill.; Canna humilis Bouché; Canna limbata Roscoe; Canna lutea Mill.; Canna variabilis Willd.; Canna warszewiczii A.Dietr.) é uma planta da família Cannaceae, originária da região tropical da América, bem como das Caraíbas, sendo, porém, largamente cultivada como planta ornamental noutras regiões tropicais, subtropicais e mesmo em regiões temperadas, incluindo em Portugal, onde se encontra com frequência em jardins públicos e particulares, sendo também utilizada como planta de interiores, em locais bem iluminados. Nos lugares de origem, a planta tem outras utilidades para além de servir para fins ornamentais. Com efeito, a fécula extraída dos seus rizomas é empregue na confecção de pães e de várias espécies de bolos e até as sementes são usadas no fabrico de colares e de outros artefactos. Por sua vez, o caule e as folhas são utilizadas como forragem para o gado (Fonte).
Como planta cultivada, a espécie conhece numerosas variedades e existem também vários híbridos.
(Clicando nas imagens, amplia)
4 comentários:
Francisco fiquei apaixonada pela flor conteira.Vc disse que existe os hibridos, aonde posso achar?Tenho o vermelho e amarelo mesclado(normal).Sou apaixonada por essa flor.
Olá Neide. Bem gostaria de a ajudar, mas não faço ideia onde é que poderá encontrar os híbridos. Que existem, é informação recolhida na Wikipédia. Sítio: http://fr.wikipedia.org/wiki/Conflore .
Abraço.
É muito comum nos jardins da minha terra- Ribatejo, onde sempre lhe ouvi chamar : ciganas! Não sei poquê!
Nunca lhe ouvira o nome de Conteira.
D. Marques
Ola bom dia,
Soube que vai haver à venda aqui: www.vidaanimal.com.pt nos bolbos de Primavera-Verão.
Já comprei lá bolbos de Outono-Inverno espectaculares.
Parabéns pelo seu blog!!! Gostei imenso.
Luana
Enviar um comentário