Este "post" não tem outra finalidade que não seja a de proporcionar aos visitantes do "blogue" uma pequeníssima amostra da beleza e exuberância da floresta amazónica. As imagens falam por si.
segunda-feira, 30 de junho de 2008
sexta-feira, 27 de junho de 2008
As flores da esteva
A esteva (Cistus ladaniferus L.) planta pouco atraente, pela sua viscosidade, produz, no entanto, flores extremamente belas e luminosas. É particularmente abundante na charneca alentejana e na serra algarvia, ocupando solos pobres. Da esteva é extraída uma substância denominada ládano, resina aromática que é utilizada em perfumaria e da qual deriva o nome ladaniferus. A resina é visível nas folhas reproduzidas nas duas fotografias.
(As imagens podem ser ampliadas, clicando sobre elas)
Sem dúvida, silvestre...
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Notícias do blogue
O "Botânico Aprendiz" agradece a sua inclusão na lista de O país do Burro , e retribui através da adição do seu link ao rol deste blogue.
Flores silvestres: A dedaleira
A dedaleira (digitalis purpurea L.), planta que também é conhecida pelos nomes de abeloura, digital e erva dedal, deve o nome à forma das suas flores que têm o aspecto de um dedal, apresentando-se as flores em cachos verticais e alongados. Nasce espontaneamente nos campos e é vulgar no nosso país, tendo preferência por terrenos ácidos. É uma planta com uso medicinal, pois entre as substâncias nela existentes figura a digitalina que é utilizada como tónico cardíaco.
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Plantas ornamentais: A bougainvillea
(Para ampliar clicar sobre a imagem)
O mais extraordinário na Buganvília (Bougainvillea Juss.), planta ornamental de que se conhecem várias espécies (Bougainvillea buttiana, Bougainvillea glabra, Bougainvillea peruviana e bougainvillea spectabilis) é o facto de as brácteas serem portadoras de cores garridas (púrpura, amarela e vermelha), conforme a espécie.
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Plantas silvestres # 1 - A giesta ou a explosão da cor
(A imagem pode ser ampliada, clicando sobre ela)
A giesta-das-serras [Cytisus striatus (Hill) Rothm.] é também conhecida nalgumas regiões por giesta negral e por maia, sendo designada na Inglaterra por Portuguese broom. Tem uma floração superabundante como se pode verificar pela imagem. Ocupa grandes superfícies, particularmente no Norte e Centro de Portugal, onde na época da floração (Maio - Junho), colora, com um amarelo vivo, amplos espaços da paisagem.
O medronheiro e os frutos
(Medronhos)
(Medronheiro )
O medronheiro (Arbustus unedo L.) nasce espontaneamente em grande parte do território de Portugal, preferindo as terras argilosas e xistosas. O seu fruto, o medronho, é uma drupa, comestível e, após fermentação, é utilizada (cada vez menos) no fabrico de aguardente (aguardente de medronho).
quinta-feira, 19 de junho de 2008
O sobreiro e a cortiça
Sobreiro (Quercus suber L.) ainda jovem. Trata-se de uma espécie muito difundida em Portugal (que é o país com maior área de montado) e com grande valor económico, sobretudo devido à cortiça (ritidoma ou casca característica da espécie), produto com alto valor económico e muito apreciado pelas suas propriedades de vedante natural e de isolante.
Pequena mas generosa
quarta-feira, 18 de junho de 2008
A beleza frágil e inesperada
Frágeis e inesperadamente belas são as flores do coentro (Coriandrum sativum L.) uma das plantas aromáticas mais utilizadas em culinária, em Portugal, sobretudo no Alentejo.
A oliveira também tem flores
Embora discretas (passam facilmente despercebidas a quem passa por elas) certo é que as flores da oliveira (Olea europea L.) não deixam de ser belas, como a fotografia documenta, pese embora a sua simplicidade.
Frutos: Maçãs # 1
Oliveira (2 em 1)
Oliveira (Olea europea L.), centenária, com dois troncos. Encontra-se na freguesia da Mata, Castelo Branco.
terça-feira, 17 de junho de 2008
A flor e o fruto
O fruto escondido
Humiles ac utiles
[Flores masculinas de castanheiro (da espécie Castanea sativa Miller). As flores femininas também lá estão, mas no meio das flores masculinas são, nesta fase da floração, invisíveis para a máquina fotográfica]
As flores da videira e do castanheiro poderão não ser vistosas, como muitas outras, mas são úteis como as demais: produzem frutos.
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Nota de Abertura
Os temas relacionados com plantas em geral e que figuravam no blogue Terra dos Espantos sob a epígrafe genérica "O Botânico Aprendiz" passam a ter tratamento autónomo no "Botânico Aprendiz na Terra dos Espantos", ora criado.
Subscrever:
Mensagens (Atom)