segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Teline linifolia









Teline linifolia (L.) Webb in Webb & Berthel *

Arbusto inerme, com copa arrendondada, densamente ramificado, podendo atingir até 4 m de altura. Com caules e ramos com revestimento aveludado, quando jovens; folhas sésseis, trifoliadas, com folíolos lineares; flores amarelas, com cálice aveludado e com corola formada por estandarte densamente sedoso, tal como a quilha; asas glabras; frutos (vagens) densamente pilosos, negros na maturação, com 1 a 3 cm de comprimento e com 2 a 8 sementes.
Tipo fisionómico: fanerófito;
Família: Fabaceae;
Distribuição: planta originária da Região Mediterrânea Ocidental (Itália, França e Espanha, na Europa; Argélia e Marrocos em África). Ocorre na Austrália e Nova Zelândia, como espécie introduzida para fins ornamentais e ali naturalizada.
Também ocorre em Portugal, figurando no portal da SPBotânica (Flora.on), como espécie autóctone, classificação que, no entanto, não parece compaginável com o facto de no referido Portal só haver registo da ocorrência da espécie em 2 quadrículas, quando é certo que se trata de planta com sementes com fácil dispersão e germinação.
Floração em Portugal: de Fevereiro a Maio.
* Sinonímia: Genista linifolia L. (Basónimo); Cytisus linifolius (L.) Lam.
(Avistamentos: Feijó - Almada; Fevereiro, Março e Junho - 2024)

Sem comentários: