Phytolacca heterotepala H.Walter
Planta perene (tipo biológico: hemicriptófito) glabra, com caules suberectos, pode atingir até cerca de 3 m.
Morfologicamente tem algumas semelhanças com a sua congénere Phytolacca americana, com a qual pode pode ser confundida. Apresenta, no entanto, algumas características que permitem distinguir as duas espécies. O portal da SPBotânica (Flora.on) chama a atenção para o facto de as flores da Ph. heterotepala apresentarem tépalas diferentes (em regra, duas são mais estreitas que as restantes - característica donde deriva, certamente, o epíteto específico de heteropetala) ao passo que Ph. americana tem flores com tépalas semelhantes. Por outro lado (e socorro-me da mesma fonte) as flores da Ph. heterotepala têm normalmente bem mais do que 10 estames, número que a congénere não ultrapassa. Referiria ainda o porte diferente das duas espécies: erecto na Ph. americana e suberecto na Ph. heterotepala .
Distribuição: A espécie é originária do México e do Oeste dos Estados Unidos. Está presente em Portugal (Estremadura, Beira Litoral e Douro Litoral) como espécie naturalizada, embora, atendendo ao reduzido número de registos existentes no citado portal (9, nesta altura) seja rara, ao contrário da Ph. americana que é muito comum e considerada como planta daninha, pelo menos, nalgumas regiões,
Habitat: terrenos abandonados junto de núcleos urbanos, berma de estradas e caminhos.
Floração; de Março a Novembro.
(Local e data: Almada; 15 - Outubro - 2014)
Olá Francisco
ResponderEliminarDe vez em quando "dou um pulinho" até aqui, para me deliciar com as suas belas imagens, e com o seu conhecimento.
Tão lindinhas estas flores!
Sabe que já as encontrei por aí.
Levo-as comigo para alegrar o meu humilde espaço.
Obrigada por a partilha e pela persistência...
Um abraço
Viviana
Obrigado, Viviana, pela visita e pelo amável comentário.
ResponderEliminarAbraço.