Designação científica: Merendera montana (L.) Lange;
Sinonímia: Colchicum montanum L. (Basónimo); Merendera pyrenaica (Pourr.) P. Fourn.; Merendera bulbocodium Ramond; Merendera bulbocodioides Willd., Merendera gredensis Caball.; Bulbocodium pyrenaicum (Pourr.) Samp.; Colchicum bulbocodioides Brot.;
Designações comuns: Noselha; Colchico-menor; Quita-merenda;
Família: Colchicaceae;
Tipo fisionómico: geófito;
Descrição (resumo): Erva perene de pequenas dimensões (5 a 15 cm) que dispõe de um órgão subterrâneo de armazenamento designado por cormo, órgão donde brota, no final do Verão/começo do Outono, uma única flor, ou, eventualmente, duas, com 6 tépalas de cor variando entre o rosa, o lilás e o púrpura, mas esbranquiçadas na base. As folhas todas basais são lineares, glabras e, em geral, só surgem após a floração, desaparecendo no final da Primavera.
Distribuição: Península Ibérica e Pirinéus centrais de França. Em Portugal ocorre em boa parte do território do Continente a Norte do Tejo.
Ecologia/habitat: em caminhos, em prados e pastagens, em locais secos, por vezes, rochosos, a altitudes entre 400 e 2600m.
Floração: de Setembro a Novembro;
[Locais e datas; Pitões das Júnias (Trás-os-Montes); 22 - Setembro - 2013 (fotos 1 e 3); Serra do Gerês; 20 - Setembro - 2013 (foto 2)]
(Clicando nas imagens, amplia)
Acho tão engraçado ela vir diretamente do solo.
ResponderEliminaré muito bela.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/