sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cardo-roxo (Cirsium vulgare)

(1)

 
(2)

(3)

(4)

(5)

(6)

(7)
Cardo-roxo [Cirsium vulgare (Savi) Ten.]  
Planta herbácea bienal (tipo fisionómico: hemicriptófito) da família Asteraceae. Durante o primeiro ano permanece sob a forma de roseta de folhas basilares, só desenvolvendo o caule e florescendo no segundo ano. 
O caule erecto, por vezes, simples, mas, geralmente, ramificado, pode atingir até cerca de três metros de altura. As folhas são alternas, palmatilobadas, com os vários segmentos (o terminal mais comprido e os laterais)  munidos de fortes espinhos que, aliás, não se encontram apenas nas folhas, pois distribuem-se também ao longo do caule e dos ramos e guarnecem igualmente as brácteas involucrais dos capítulos florais. As flores apresentam corolas tubulares estreitas, exteriormente arroxeadas, reunidas em capítulos com 2 a 5 cm de diâmetro, surgindo estes na extremidade dos ramos, isolados, ou em grupos de 2 a 3.  
Distribui-se por quase toda a Europa, Ásia Ocidental e Norte de África. A espécie foi, entretanto introduzida noutras regiões do globo, tendo ganho, nalgumas partes, o estatuto pouco cobiçado de planta invasora. Está também presente em toda a Península Ibérica, distribuindo-se em Portugal por quase todo o território do continente, de forma dispersa, mas, aparentemente, não é tão vulgar quanto o sugerido pelo epíteto específico. Eu, por exemplo, desde que me dedico a estas observações, apenas avistei a espécie em três locais diferentes.
Habitat: Terrenos incultos, baldios, bermas de caminhos, em locais nem muito secos, nem excessivamente húmidos. É indiferente à composição do solo.
Floração: de Maio a Setembro.
[Locais e datas: Sabugal; 18 - Agosto 2012 (foto 1); 22- Junho 2012 (foto 5); Troviscal - Sertã, 2 - Março 2013 (foto 6); Lagoa de Óbidos; 9 - Maio - 2013 (fotos 2, 3, 4 e 7)]

13 comentários:

  1. Oi eu moro na cidade de Toledo -Pr aqui se encontra em lotes baldios está planta, o cardo roxo e bastante

    ResponderEliminar
  2. Que curioso... moro em São Paulo e encontrei essa planta nascida "em qualquer lugar", como nasce em cantos de muro ou em qualquer terra... achei bonita, interessante e trouxe algumas sementes, que plantei em casa. Estava doida pra saber o nome. Espero que ela não tome conta de tudo aqui rss

    ResponderEliminar
  3. Moro na zl de SP e tem uma planta dessa no terreno com lindas flores que começaram a aparecer em novembro. Agora em dezembro apareceu mais flores 😍😊🌸🌸🌸

    ResponderEliminar
  4. Vi está planta as margens da rodovia . muito bonita.. Apiai Estado de São Paulo.. queria saber de suas propriedades.. obrigado..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim tem mesma as margens da rodovia Apiai GUAPIARA..e são lindas..

      Eliminar
  5. Belíssima, tem aqui no condomínio, em Porto Alegre /RS. Tá no primeiro ano, baixa, mas as folhas me chamaram a atenção....

    ResponderEliminar
  6. Para além da beleza que oferefe a quem o avista, não lhe conheço outra utilidade, o que, no entanto não significa que não a tenha.

    ResponderEliminar
  7. Nasceu e floresceu na margem do lago, em Pilar do Sul-SP, mas neste ano, com uma cheia, ela ficou com parte do caule submerso e morreu.

    ResponderEliminar
  8. No ano passado floresceu na beira so lago, em Pilar do Sul-SP, mas neste ano, com uma cheia, ela ficou com.parte do caule submerso e morreu.

    ResponderEliminar
  9. Na europa comem os caules como brocolis. Tirando a casca.

    ResponderEliminar
  10. Encontrei ela hoje 3/11/23 aqui em Barueri SP em um terreno Baldio tirei foto dela e aí fiquei sabendo que planta 🪴 é muito Bonita Natureza Divina Deus Criador

    ResponderEliminar