Roselha-grande (Cistus albidus L.)
Arbusto da família Cistaceae, erecto, geralmente muito ramificado e compacto que raramente excede um metro e meio de altura. Apresenta folhas cinzento-esbranquiçadas, peludas e aveludadas; flores rosadas, grandes (até 6 cm de diâmetro) terminais e reunidas em cimeiras (de 1 a 5).
Distribuição: Região Mediterrânica Ocidental.
Em Portugal distribui-se, de forma irregular e descontínua, desde o Douro até ao Algarve, geralmente em terrenos incultos, charnecas e colinas e à beira de caminhos, em solos predominantemente calcários.
(Local e data: Região de Torres Novas; 26 - abril -2011)
(Clicando nas imagens, amplia)
Tenho roselhas no meu jardim. Todas as noites lhe cai a totalidade das flores. No dia seguinte está novamente florida... Estranho comportamento este!
ResponderEliminarFrancisco,
ResponderEliminardiz-se SOLGAÇO na minha terra beirã :)
Gosto muito de 'passear por aqui'!
um sorriso :)~
mariam
Obrigado, Mariam, pela informação e pelos "passeios". Saudações cordiais.
ResponderEliminarparabens pelo blog, dedico me a construcao e manutencao de jardins mediterranicos, tento consciecializar as pessoas para as nossas plantas, de beleza singular e bastantes propriedades medicinais, adoro esta plantinha em particular, que pertence a familia dos cistus com mais de 200 especies...
ResponderEliminarno algarve e no interior onde eu vivo Salir sao chamadas vulgarmente de roselas, antigamente eram usadas para lavar loiça em vez de esponja, e como desinfectante devido ao forte aroma que as suas folhas esmagadas produzem, mario grade