(1)
(2)
(3)
(4)
(5)
A Tuberária-mosqueada [Tuberaria guttata (L.) Fourr.] é uma planta anual, da família Cistaceae, que raramente atinge os 30 cm de altura, sendo mais fácil encontrar exemplares com bem menor dimensão.
Distribui-se por toda a Europa mediterrânica, incluindo Portugal, onde é bastante vulgar e ainda pela Irlanda, Grã-Bretanha, Holanda, Alemanha e Bulgária, segundo esta fonte, onde o leitor poderá encontrar uma lista de sinónimos, mais extensa, quase diria, do que a própria planta. Há, no entanto, quem defenda que a sua distribuição é mais alargada, estendendo-se também ao noroeste de África e às Canárias. Em qualquer caso, parece certo que a planta prefere terrenos arenosos e descobertos, onde não haja grande competição pela luz solar.
As pétalas (de efémera duração) apresentam manchas na base, muito variáveis na forma, como se pode concluir pelos exemplares reproduzidos, todos fotografados no mesmo local.
Imagens: Foto 1: planta antes da floração; foto 2: depois da floração; fotos 3, 4 e 5: flores;
(Local: plataforma superior da Arriba Fóssil - Costa da Caparica; Datas: foto 1: 15- dezembro - 2010; restantes fotos: 07 - março - 2010)
(Clicando nas imagens, amplia)
faz-me lembrar as estevas da Serra da Arrábida.
ResponderEliminarSão da mesma família?
Exactamente, Anabela. As estevas tal como a Tuberária-mosqueada pertencem à família "Cistaceae".
ResponderEliminarobrigada :)
ResponderEliminarTenho fixação em flores pentâmeras. despertam-me mais rapidamente o olhar.