Esta planta, da família Arecaceae, com o nome científico de Caryota urens L. é originária das zonas de floresta tropical da Índia, Sri Lanka, Mianmar e Malásia, mas a sua actual distribuição é bem mais ampla, pois pode encontrar-se noutras zonas do globo e, designadamente, no Brasil, onde é conhecida pela designação de Palmeira-de-rabo-de-peixe, nome que deriva do formato dos seus folíolos.
Nas regiões de origem, a medula desta palmeira é utilizada para obtenção de sagu (uma espécie de farinha) e a seiva é usada, após fermentação, para o fabrico duma bebida alcoólica denominada "toddy". Os frutos, no entanto, não são comestíveis.
A sua ampla difusão, quer nos países de origem, quer noutras regiões tropicais e subtropicais deve-se, porém, não àqueles aproveitamentos, mas sim ao facto de ser muito apreciada como planta ornamental.
(Local e data: Orchha - Índia; Agosto 2010)
(Clicando nas imagens, amplia)
Essa do Toddy, lembrou-me o chocolate para o leite e quanto à bebida alcoólica ter o mesmo nome, para quem não saiba... disfarçam bem o que estão a beber ;)
ResponderEliminarBFS
Tenho no meu jardim essa Palmeira (Cariota Mitis), muito bonita, mas está quebrando o muro com as várias mudas que crescem ao redor. Acho que infelizmente terei que cortá-la ou tirar uma muda e plantar em outro lugar. Ou ela ou o muro.
ResponderEliminarEdlene
Nossa! Trabalho em uma escola e temos muito dessa planta. Mas nunca houve relato de incidentes, eu mesma toquei nos cachos.
EliminarNunca vi nada pra coçar tanto como a semente dessa planta. Queima mais que pimenta nos olhos. É quando coloca água que arde mais ainda
EliminarEu peguei no fruto dessa palmeira e abri fui para no hospital,se passei mal assim imagine uma criança deveria ser proibida de plantar perto de colégios
EliminarEssa planta é do capeta. Toquei nos frutos dela e fui parar no hospital. Coça mais que pó de mico. Os cristais de deus frutos penetram no corpo como se fosse pó de vidro. Tordon nelas.
EliminarUma vez eu taquei um fruto dessa palmeira rabo de peixe na boca, minha boca e garganta começaram a secar, eu não falei nada para ninguém, e no outro dia comentando com minha irmã ela disse a mesma coisa!
EliminarSe fosse veneno tínhamos morrido os dois e ninguém saberia o porquê!
Evitem contato com a semente dessa árvore, pois ela causa uma coceira muito forte e irritabilidade da pele.
ResponderEliminarVim justamente em busca desta informação, pois fui colher alguns frutos desta planta e quase morri de tanta coceira. Idêntico à urtiga! Queima muito. É de chorar de dor!
EliminarMinha filha de 1 ano ontem 10.02.2020 teve contato com alguns frutos caídos não chão. A coitadinha chorava desesperadamente entrei em Pânico, pois nunca ouvido falar sobre isso, e a árvore existe no condomínio a mais de 20 anos. E nunca tivemos problemas..
EliminarDeixei ela na água corrente no chuveiro e aos poucos ela foi acalmando e passei pomada antialérgico.
Minha esposa tbm coceira insuportável e queimando.
Também aconteceu comigo,tô com.os braços coçando já tem uma semana...
EliminarAchei lindo os cachos e fui brincar com.meu filho de 1a e meio,fios coçando e só aliviou nele qdo dei banho com.bastante sabonete. Em mim foi pior..estou com a pele queimada e coçando já tem.uma semana
A planta é linda não há registros oficiais no Brasil relacionados a coceira ou irritabilidade da pele no manuseio desta planta e nem referentes a seus frutos. Trata-se de de informação equivocada e não tem qualquer respaldo ci^ntifico e técnico, os animais como Brotogeris chiriri, aves e outros polinizadores, pessoas em jardins, praças públicas, casas com varias destes exemplares não tem relatos de problemas, mas não descartamos pessoas debilitadas, crianças com sistema imunológico deficiente possa ter estas reações provenientes de outras fontes e relacionar com esta planta Caryota urens - Painera-Rabo-de-Peixe.
ResponderEliminarBiólogo CRBIO4 076694-D
Causa sim, uma oceirados diabos e qdo se molha a pele parece agulhas finíssimas entrando e saindo na pele! Horrível!
EliminarCausa irritação horrível na pele sim, parece queimadura
EliminarSim eu tive a infelicidade de tocar nos frutos muita coceira ardência horrivel
EliminarOntem manuseie algumas semente desta planta, tirei os caroços do fruto para plantar, ao terminar estava com uma leve alergia na pele da mão ,,pensei que tinha sido picado por um inseto,passei uma pomadinha e pronto melhorou, agora lendo isso, imagino que seja este o motivo alérgico. Alguém sabe porque ocorre,que substancia ha nos frutos ou sementes que causam alergia??? Obrigado!
EliminarCausou uma coceira horrível em mim e nas minhas filhas por tocar na frutinha.. foi agoniante...
EliminarOi bom dia,eu não conhecia essa palmeira, gente me confundir com coco licorri,eu e meus filhos e ingerimos desse coco,causa uma coceira enorme e a língua queima igual uma queimadura e sentir dormência no corpo ,tomei antialérgicos, depois nossa via respiratória inflamaram ,fique longe dessa palmeira, você acredita tem ainda planta porta sua casa.
EliminarVocê e que está equivocado, estou na UPA da minha cidade tomando antibiótico alérgico, eu, meu marido e meu filho. Outras duas crianças foram embora as pressas da praça onde nós estávamos pelo simples contato que tivemos com o fruto.
EliminarTem certeza que não comprou esse diploma!? Porque sabe de nada inocente!
EliminarDa coçera sim mais q coçera parece una con a queimada da lagarta
EliminarColhi o fruto é causo coceira, no estacionamento do Shoping ainda bem fui eu e não as minhas crianças. É incrível que se achem em qualquer lugar público sem advertência.
EliminarColhi o fruto é causo coceira, no estacionamento do Shoping ainda bem fui eu e não as minhas crianças. É incrível que se achem em qualquer lugar público sem advertência.
EliminarEu fui pesquisar sobre essa planta porque eu tive a pior coceira da vida...rs
EliminarEsse fruto causa imensa ardência e coceira, proveniente do ácido oxalico, a polpa é tóxica. Cuidado!
EliminarEu comi na minha boca nao senti ardencia mas quando caiu na minha pele fiquei me caçando muito lavei com basta te água ,eu comi achando que era açai kkkk achei que fosse uma alergia que tinha me dado quando eu a comi fiquei muito assustado .Mas graças a Deus não aconteceu nada mais grave
EliminarEvidência científica ?
EliminarToque apenas nos brutos abertos e verá. Deveria ser proibido Plantar em locais públicos
Ela é perigosa, eu peguei nesta semente e fui parar no hospital, não a registro porque ninguém quis registrar queixa dela kkkkk
EliminarFlávio, você está equivocado, tive contato com a polpa da fruta dessa palmeira rabo de peixe e está coçando e ardendo muuuito.
EliminarCara, tem muito registro de acidentes com essa planta, é so procurar, aqui no DF teve uns dois casos graves ja. Onde muitas crianças foram atingidas.
EliminarEu só pesquisei pq tive contato com os frutos e mim sentir mal e com muita coceira
EliminarO rapaz tá sabendo bem do método científico...
EliminarQue vergonha, cara.
Você tá de sacanagem né?
EliminarIsso que você falou e brincadeira né?
EliminarRapaz, você é realmente biólogo? Tenho duas palmeiras dessas no meu jardim e são lindas. Mas, os frutos se amassados, queimam a pele. E o pó dessas palmeiras coça mais que pó de mico, quando em contato com a pele. Um sobrinho da minha esposa foi parar no hospital quando, desavisadamente, colocou um dos frutos na boca.
EliminarEstou com mão e antibraco fervendo de tanta coceira!
EliminarTerrível.
Meu filho teve grave alergia ontem,após encostar nessa Palmeira!!
EliminarEsses depoimentos são verdadeiros, eu peguei em dois frutos agora mesmo e me deu muita coceiras e como se tivesse pinicando, horrível, e so peguei no fruto simplesmente.
EliminarFlávio,
ResponderEliminarhoje tive a infelicidade de tocar num fruto desta palmeira e depois de passar a mão nos braços era como se eu tivesse enfiado os dois num formigueiro raivoso. Ardeu e doeu muito. Eu senti a pele queimando. Sensação que durou cerca de uma hora. Fiquei imaginando uma criança que pegue no fruto e toque nos olhos. No parque da Água Branca estas palmeiras foram substituídas porque causavam acidentes com os frutos e os jardineiros tinham que mexer nela com luvas. Então, é bom ter cuidado. Obrigada pelas informações.
Neide
Cheguei a este post porque resolvi "testar" hoje os frutos dessa palmeira, pois meu filho atingiu uma idade muito curiosa. Testei da própria forma, na própria pele. Peguei uma frutinha madura, abri, passei um pouco na lingua e sobre a mao. NAO FAÇAM ISSO EM CASA. Minhas mãos ficaram em brasas, e minha lingua como em um formigueiro. Ela é linda, mas verei o que vou fazer com ela. Pra quem não tem, não recomendo. Moisés.
ResponderEliminarCaryota - Palmeira rabo de peixe.
Descobri o perigo hoje .nas mãos.1uase que colocaria na boca
EliminarVim aqui saber foi essa planta que causou coceira no meu filho de um ano, pelo visto foi,
EliminarNAO INGIRAM E NAO TOQUEM OS LINDOS CACHOS DESSA PALMEIRA, ACABO DE FAZER ESSA BESTEIRA, E FIQUEI TODO ARDENDO.ESSA PALMEIRA DE ACORDO COM VÁRIOS SITES TEM SOBRE OS COQUINHOS CRISTAIS DE OXALATO DE CALCIO QUE SE INGERIDOS EM GRANDES QUANTIDADES PODEM ATE SER FATAL.
ResponderEliminarfonte:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAejw0AK/sobrevivencia3?part=2
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oxalato_de_c%C3%A1lcio
ESTOU AQUI TODO COÇANDO!!! O biólogo aí que disse que não coça que faça o teste. Só abri o frutinho para ver como era. São duas sementes e uma polpa marrom. Eu tava criando coragem para comer quando começaram a arder os dedos. Fui lavar e a coceira se espalhou pelos braços!!! COÇA MUITO, É HORRÍVEL!!! Ainda bem que não pus na boca!
ResponderEliminarFlavio, me desculpa a pergunta mas qual a universidade que tú fizeste biologia? Seja mais responsável, menos acadêmico para lançar uma informação destas. Só posso imaginar que tu tenhas te confundido.
ResponderEliminarConcordo, o Flávio não tem base científica para posicionar o assunto!
EliminarO Flávio está correto. Temos uma dessa em casa, já cortei diversos cachos e carreguei nas costas sem camisa para o descarte, tudo sem problema algum. Mesmo procedimento realizado por familiares e empregados.
ResponderEliminarEstão confundido está palmeira com uma outra, que é bem menor e com caule fino, cujos coquinhos são aparelhados meio vermelhos. Da palmeira do post eles são verdes, ficam roxos e depois apodrecem.
OBS: Temos essa palmeira em casa há 15 anos.
Confunfimos não, é essa mesmo.
EliminarCarregar nas costas não é problema. Para dar a coceira é preciso descascar. E pra descascar eu precisei até de faca.
ResponderEliminarPrezado Silvio Wunderlich pelo meu registro profissional o senhor pode ter acesso a minha formação. Talvez seja o senhor mais responsável e especialista no assunto. Informo que não sou um especialista em botânica, mas acredito que não me confundi. Então vejamos: a planta tem sua defesa, pois pela sua beleza e especificidade se não houvesse estas estratégias de sobrevivência logo seria prendada. Imagino nos países onde esta planta tem seu uso em bebidas e alimento e são manipuladas de forma manual diariamente, óbvio que exageros não são tolerados, pois quem em Sam consciência vai quebrar e abrir um fruto deste, creio que há resistência natural do fruto a ação mecânica de mordidas, quebras etc que uma criança não conseguiria facilmente ter acesso...máximo é limpar as mãos rapidamente na roupa ou tocar alguma parte do corpo apenas, segundo observação de psicólogos...isso é um aviso da planta...como o soar de um chocalho de uma cascavel, ou coloração forte de algum animal? Por conta disso temos que exterminar a planta? por uma simples reação que dura "Uma hora" conforme relatou uma leitora. Devemos por este motivo condenar a planta a morte? mas não descarto a possibilidade de talvez seja outra espécie e se a mesma deve se avaliar o solo ou região. Tenho uma destas no meu quintal com 15 anos tem uns 11 metros de altura e minha rede fica nela. Abraços
ResponderEliminarCaro Flavio, junto-me a voce em defesa da palmeira "rabo de peixe" (carioca). Tenho 9 (nove) plantas dessa espécie no meu jardim e nunca tive problema algum.Crianças e animais (2 gatos e 2 cachorros) brincam e passeiam em baixo delas ,com os coquinhos caídos e nada aconteceu até agora ( fazem 7 anos). Devemos sim e saber do que se fala antes de atacar uma espécie tão bonita e decorativa. Abraços
ResponderEliminarNão precisa sacrificar a planta ela é linda e só não abrir o fruto por que gueima mesmo e horrível eu abri um fruto e a reação foi imediata cosou muito fiquei minha pele ficou vermelha e ardeu muito não vou corta a minha e não tocar o fruto
EliminarNão precisa sacrificar a planta ela é linda e só não abrir o fruto por que gueima mesmo e horrível eu abri um fruto e a reação foi imediata cosou muito fiquei minha pele ficou vermelha e ardeu muito não vou corta a minha e não tocar o fruto
EliminarPois devia d tomar una frutiňa pra esperimentar
EliminarEu não ataco a espécie! Ela que me atacou! Também acho bonita e decorativa, mas experimente abrir o frutinho e esfregar na pele. Faça um vídeo, por favor, e poste aqui.
ResponderEliminarPara quem deseja um "registro oficial" de acidentes no Brasil, serve esse?
ResponderEliminarhttp://www.unb.br/noticias/unbagencia/cpmod.php?id=28111
Aí tem argumentos de autoridade adoidado: médicos, bombeiros, técnicos da Vigilância Sanitária, laboratório da Universidade de Brasília, técnicos do Departamento de Parques e Jardins...
Minha filha mexeu nesta planta junto com o amiguinho e começou a chorar e se coçar, resolvi checar qual o nome e cheguei neste blog, percebi que tem vários relatos e alguns que não passaram que são minorias e negaram o fato.
EliminarSei que é verdade pq passamos pela situação.
Cuidado com esta planta e seus frutos, sorte que a vizinha deu uma pomada anti alérgica que passou a coceira das criancas.
Senti a coceira pq eles pegaram em mim e me deram a bolinha(fruto).
Outra referência "oficial" sobre a planta pode ser encontrada no site da ESALQ - Universidade de São Paulo.
ResponderEliminarDiz ali:
"Os frutos são avermelhados quando maduros, e recobertos por cristais de oxalato de cálcio, urticantes no manuseio."
http://www.esalq.usp.br/trilhas/palm/palm15.php
Como dito acima, o que provoca a urticária (coceira) são os cristais de oxalato de cálcio.
Flávio, acho que você faltou a essa aula, consulte o link http://www.museunacional.ufrj.br/hortobotanico/paginas/palmeiras/caryotaurens.htm
ResponderEliminarHoje pela manhã, fui efetuar a poda desses coquinhos na palmeira rabo de peixe, pois tenho 12 no meu jardim, no entanto, não descasquei, apenas podei, e fiquei com os braços e pernas com uma coçeira insuportável! Realmente essa palmeira dá coçeiras, evitem tocá-las. Abraços
ResponderEliminarOlá Elis, não faltei não rsrrss, como se nota não é culpa da planta, agora a meninada...nenhum dos relatos seja de entidades ou autoridades optaram por eliminação das plantas, acredito que nenhum órgão seria tão irresponsável a permitir seu plantio, caso fosse uma ameça a saúde da população. Tudo se resolveu por um simples banho. Nada mais, alias essa coceira já tive também, mas nada que mereça cuidados médicos. Exite coisas mais graves a serem tratadas e que merece nossa atenção. Repito, a possibilidade de uma pessoa ingerir literalmente um fruto destes é quase nula. Mas pode ocorrer, pois vai saber.Abraços a todos e reflitam.
ResponderEliminarDa costeira sim ...muita .É de ficar dezesperado
EliminarEu pesquisei algo sobre essa palmeira justamente por que fui manusear o fruto, e passei a mão na minha perna, que por sua vez me deu uma coceira muito grande, então sou prova que dá coceira sim, caso não acredite faça o teste.
ResponderEliminarSÃO PAULO - Pelo menos 112 crianças foram para atendidas no Hospital Regional da Asa Norte, no Distrito Federal, vítimas de intoxicação. Os sintomas lembram os causados por pó-de-mico, com coceira e ardência na pele. Muitas crianças se desesperaram e choraram. De acordo com as vítimas a intoxicação foi causada pelo fruto de palmeira rabo-de-peixe. Alunos da oitava série da escola Caseb, na 909 Sul, teriam pegado o fruto em uma árvore que fica em frente ao colégio e passado para os colegas. A maioria dos alunos apresentou uma reação alérgica imediata depois de pegar nos frutos da planta. O Corpo de Bombeiros foi chamado para fazer o resgate.
ResponderEliminarDe acordo com o Hospital Regional da Asa Norte, as crianças começaram a chegar por volta das 9h. Cinquenta foram atendidas no ambulatório da unidade e outras 62, na pediatria. A chefe de pediatria, Maria Clara Martins, conta o que foi feito de imediato.
- Todas tiveram apenas problema na pele e foram medicadas com antialérgico. Todas tomaram banho para tirar a substância da pele e trocaram de roupa.
Boa tarde?
ResponderEliminarTenho uma planta dessas em casa e não sabia nem o nome, ai resolvi abrir um desses frutos bonitinhos dela. sem querer passei a mão no meu braço, começou uma coçeira insuportável ai resolvi conhecer essa planta. tenham muito cuidado com o fruto dela!
Ja´ tive uma planta dessa especie, Meu Deus porque acontece a existencia dessas especie de plantas, no inicio eu nao sabia,por sorte, certo dia, uma criança que percorria meu quintal, onde inumeras crianças brincavam todo santo dia me alertou dizendo; veja o que acontece coma um coquinho desse e vc vai ter um problema,ela cossa e queima a pele,causa acidente e alem do mais se balançar o cacho dos coquinhos ela tambem solta um pelo que tambem e´acidentavel causando a mesma coseira de causar fortes causas como exemplo de queimar a pele chegando ao ponto de arrancar o couro, E´ verdade muito cuidado com esta expecie de arvore conhecida como rabo de peixe,mulambu,caryota mitis. Gostaria que criassem leis para dar por extintos,para nao existir principalmente nas praças e ambientes publicos.
ResponderEliminarPelo amor de Deus que haja uma lei proibindo essa expecie de palmeira, a conhecida Caryota mitis,tambem muito conhecida como rabo de peixe ou mulambu. o fruto dessa palmeira se mastigalo na bouca certamente ira´ ter problemas graves cossa muito, chegando ate arrancar o couro de tanto a pessoa se cossar,tambem balançando o caixo dos coquinhos a planta solta um po que terrivelmente a cosseira e´ insuportavel que o hospital e´o destino certo. muito cuidado ja´ fui vitima e crianças tambem No quintal da minha casa tinha um cara desses e cortei. Ufa! Graças a Deus quase me lasquei.
ResponderEliminarHoje tive a infelicidade de experimentar dessa coceira terrível, pois vi meu cachorro pegando um fruto e mastigando, para ver q gosto tinha, acabei mordendo e sem querer passei a mão no rosto, tiver uma coceira terrível, de coçar até arrancar o couro. Não mexer nos frutos, de jeito nenhum, não desejo essa sensação para ninguém.
ResponderEliminarComi uma frutinha por curiosidade, doce com uma leve sensação de ardência que permaneceu um tempinho na língua. Fora isto, nada mais.
ResponderEliminarEstava procurando explicação para coceira que tive depois de ter contato com fruto de uma palmeira linda! e vi que muitas pessoas que também tiveram essa péssima experiência.
ResponderEliminarEstava viajando e em um ponto de parada muito bonito para tirar fotos peguei um frutinho maduro e abri para ver o que tinha dentro, onde teve contato, mãos, braços e pernas ardeu e coçou muito.
Depois encheu de calombo como se tivesse sido atacado por formigas.
Agradei a Deus que não aconteceu com minhas filhas... Não aconselho deixar crianças próximas à frutinho!
Rabo de peixe??? Rabo do capeta... E os coquinhos são os bagos! É do cão essa planta.
ResponderEliminarSenhores,
ResponderEliminarquem foi medicado por conta desse contato, poderia informar qual a substância antialérgica foi recitada? Passei por isso também e meu braço está como se estivesse dentro de um formigueiro.
muito obrigado a todos pela atenção!
Para Flávio Marques: não é porque você não teve conhecimento sobre algo que ele não existe. Procure no Google por "palmeira rabo de peixe, intoxicação".
ResponderEliminarInforme-se melhor.
Google é um oráculo. Tem razão!
EliminarTenho quatro cariotas e quando solicitei ao funcionário que cortasse com cachos com frutos ainda vermelhos, ele ficou com os braços totalmente vermelhos e conçando, por algum tempo. Qual seria o antídoto para isso?
ResponderEliminarTenho quatro cariotas e quando solicitei ao funcionário que cortasse com cachos com frutos ainda vermelhos, ele ficou com os braços totalmente vermelhos e conçando, por algum tempo. Qual seria o antídoto para isso?
ResponderEliminarOlá Fernando, pode usar algum demulcente como clara de ovo, azeite de oliva, aveia vai aliviar.
ResponderEliminarTenho uma muito grande com 03 troncos, já faz quinze anos, elas produzem caxos enormes, mas ficam muito altos fora do alcance de crianças, caem muitas flores, depois muitos frutos que caem já amadurecidos, Nunca tivemos problema algum, também não procuramos. Se você começar a se esfregar em qualquer coisa para testar, um dia o resultado pode ser ruim.
ResponderEliminarEu também a minha e antiga eu mesma faço a poda e nunca tive nada, mas os frutos da minha não ficam vermelhos e nuca coloquei na boca e está tão alta ninguém alcança ela fica bem alta, mas sempre é bom aprender , obrigado.
Eliminar.
Estou lendo esta matéria porque acabei de comer um fruto dessa árvore e agora estou todo coçando e procurando no Google se eu vou morrer
ResponderEliminarQuando era criança fiz uma guerra desses frutinhos com um colega meu na lagoa rodrigo de freitas e descobrimos que essa fruta, quando madura e preta, faz coçar mais que pó de mico. Nos coçamos até arrancar a pele. Um dos piores lugares é na nuca e orelhas. Como éramos uma peste de travessos resolvemos passar uma dessas frutas num orelhão e esperar pra ver. Me aparece uma mulher grávida que ao desligar logo leva a mão à orelha e se coça. Cinco minutos depois aparece o marido IRADO e olha pra nossa cara de culpados e pergunta se nós vimos quem passou pó de mico no orelhão, o que nós respondemos que não, por motivos óbvios. Depois disso ainda levei algumas dessas frutas pro colégio e um colega meu passou no pescoço de alguns alunos menores. Ele acabou suspenso. Nunca mais cheguei perto dessa frutinha, que durante anos ficou conhecida por mim e meu colega como "a frutinha da lagoa". Isso foi há trinta anos atrás. Fiquem longe.
ResponderEliminarMoro ao lado da UEM em Maringá. Levei visitas passear no campus e achamos a tal palmeira rabo do cão. Pegamos as frutas, nos pendurados nos cachos, fizemos guerra de frutinhas. Resumindo, 3 adultos e 2 crianças desesperadas.agora estamos rindo mas achei q ia morrer. Outra ocasião eu já havia tocado nelas mas não ocorreu nada. Concluindo quanto toquei nelas na primeira vez os frutos estavam maduros, dessa vez foi diferente e o bicho pegou. Vou alertar a reitoria para retirá-los. Ah, meu filho tem 2 anos e ficou desesperado.
ResponderEliminarEu topei e fiquei meia hora sem poder nem ficar em pé direito de tarta coceira e ñ sabeia q ñ podeia passar agua
ResponderEliminarE passei agua,vinaguer,alcool...
E fica pior tem mais de uma hora cossando e agora esta formigando como de tivesse 10000 gulhas furando
PF Ñ TOQUE E Ñ PLATE MAIS SE PLATAR DEIXE LONGE DE GENTE
OBR.😢😢
Fui a praia do Tenório em Ubatuba passei um dia incrível com minha família. Ao sair de lá para ir embora encontrei uma palmeira com frutinhos pretos pensei que era Açaí quando apertei contra a boca para experimentar ,meu Pai, quase morri. Uma coceira desesperadora algo acima do normal, pensei vou morrer lá se foi minhas férias. Tomem cuidado com crianças pequenas! Por favor!
ResponderEliminarTeno uma posada no Ceara, e justo ao lado do refeitorio da pousada tenho uma palmeira rabo de peixe, ela esta aqui ja a mais de 12 anos, e como a pousada e muito frequentada tanto por a dultos como crianças tanto pela beleza como pela localizaçao , ficando nas areias de uma das mais belas prais do litoral cearense. Por aqui todos que passaram admiraran e elogiaram a palmeira e sua beleza, mas nunca nehum deles me pediu uma faca pra cortar e comer os frutos. Dessa forma nunca passou nada de anormal com ela. Creio que a gente que vem aqui prefere as mangas os cajas as graviolas e o abacaxi. Sera por isso ?
ResponderEliminarPovo besta tudo que ver come a árvore e pra hornamentar e n comer povo bobo tenho uma palmeira dessa e admiro kda cacho cada flor que cai linda linda a natureza esse povo aí li tá comendo compre coco da Bahia e toma água de coco isso aí é pra hornamentar e não comer.kkkk
EliminarTengo varias no meu sítio.. os frutos NÃO despertam interesse nem nos meus 7 cachorros.. nunca tivemos problemas.. são lindas e permanecerão lindas.. pra comer sei bem o que devo comprar!
ResponderEliminarEu passei por essa experiencia, tudo q li sobre ela, nada falava, ja tive uma de um metro mas ninha cachorra conseguiu derruba la, ontem achei uma e fui pegar os frutos, minha irma tvm pegou pra ver, oarecia q estavanos sendo queimadas vivas, eu chorei de dor, agora sao somentes os frutos, ela e linda e por isso nao vou deixar de plantar, apenas xolocarei um aviso... experiencia dolorida..,
ResponderEliminarEstava manuseando o cowuinhc da palmeira imperial e na hora de despoupar os coquinhos, senti uma ardência e de repente comecei a me coçar muito, muito mesmo. Procurei no Google algo para aliviar e encontrei essa matéria. A palmeira imperial tmbm causa alergia???
ResponderEliminarEstava manuseando o coquinho da palmeira imperial e na hora de despoupar os coquinhos senti uma ardência e de repente comecei a me coçar muito, muito menos. A palmeira imperial tmbm causa alergia???
ResponderEliminarEu passei por essa experiência hoje vi a palmeira e fui pegar a fruta para tirar a semente por que eu ia plantar só peguei nas mãos a fruta e foi o suficiente para me deixar desesperada de cosseira estou sentindo como se estivesse entrando agulhinhas em mim ja tem mais ou menos uma hora e meia e ainda não passou a reação meu DEUS uma planta tão linda mas quero ficar longe delas e dizem que a cosseira só da se abrir a fruta mas comigo não abri e nem coloquei na boca só peguei na mão e foi o suficiente
ResponderEliminarEu passei por essa experiência hoje vi a palmeira e fui pegar a fruta para tirar a semente por que eu ia plantar só peguei nas mãos a fruta e foi o suficiente para me deixar desesperada de cosseira estou sentindo como se estivesse entrando agulhinhas em mim ja tem mais ou menos uma hora e meia e ainda não passou a reação meu DEUS uma planta tão linda mas quero ficar longe delas e dizem que a cosseira só da se abrir a fruta mas comigo não abri e nem coloquei na boca só peguei na mão e foi o suficiente
ResponderEliminarMeu cachorro comeu o caroço depois que o fruto caiu ja preto e ate agora não aconteceu nada.
ResponderEliminarTenho 5 com mais de 12 metros e nunca vi o fruto vermelho. Ele e verde amarela e logo fica roxo e começa a cair .
ResponderEliminarÉ fato, acabei de me lascar com uma dessas peguei logo o fruto q estava avermelhado simplesmente abri, foi o suficiente reação veio em 3 minutos, 30 minutos se passaram levei com muita agua ainda esta coçando chega a arder hahahahah fiquem longe dessa planta.
ResponderEliminarEm lugares públicos praças etc. Deveria ser obrigatório placas informando sobre o perigo de tocar no fruto dessa palmeira. Estava em um clube que tem dessa palmeira, peguei somente um coquinho do lindo cacho e em questão de minuto começou uma coceira ardência horrível, ainda bem que não deixei meus filhos pegarem, porque iria acabar o passeio. Fiquem longe dessa palmeira
ResponderEliminarHoje eu senti na pele o resultado de mexer na semente desta palmeira . Tenho um exemplar desta espécie já faz uns cinco anos , e muito linda , mas sem querer fui colher uns coquinhos p plantar e obter novas palmeiras , daí foi quando recolhendo eu esmaguei as sementes e daí começou uma coceira horrível .
ResponderEliminarHoje eu senti na pele o resultado de mexer na semente desta palmeira . Tenho um exemplar desta espécie já faz uns cinco anos , e muito linda , mas sem querer fui colher uns coquinhos p plantar e obter novas palmeiras , daí foi quando recolhendo eu esmaguei as sementes e daí começou uma coceira horrível .
ResponderEliminarCom a quarentena pelo COVID-19. Resolvi que iria cuidar das minhas plantas como forma de terapia. Tenho essa palmeira em meu quintal, cuja a sementes trouxe da USP (universidade de São Paulo) há mais de vinte anos. Peguei no chão dois pequenos frutos, pois achei muito bonita a palmeira. Germinaram três sementes, uma doei e hoje estão duas enormes palmeiras no meu quintal. Pois bem, sempre têm muitos frutos desde que elas começaram a florir e frutificar. Nunca tinha tido problemas com as ditas cujas, pois caem no chão e acabo fazendo compostagem, mas como comecei a cuidar das plantas de vasos e tenho algumas orquídeas resolvi usar as sementes no lugar da casca-de-coco, pois não tinha em casa. Tem muitos frutos secos, até aí sem nenhum problema, mas tem cacho com frutos maduros e eles estão caindo. Então resolvi espremer os frutos maduros para sair a semente e dar uma lavada para tirar aquela parte meio gosmenta, pois pensei que poderia prejudicar as orquídeas. Foi aí que conheci a coceira que ela provoca. Pensei que fosse alguns pequenos ferimentos existentes na minha mão que em contanto com as sementes na água começaram a coçar. No dia seguinte acrescentei mais sementes espremidas para lavar quando esfreguei com as mãos foi então que começaram a pinicar. Parecia que tinha um formigueiro picando minhas mãos, até pensei que poderia ter formigas no meio, mas não tinha. Lavei minhas mãos e passei vinagre foi o que amenizou a coceira. Comei a pesquisar na Net para ver que tipo de palmeira seria e para que serviria as sementes. Encontrei o nome palmeira rabo de peixe e me deparei com esse Blog e os comentários a respeito da planta e resolvi relatar minha experiência com a mesma...
ResponderEliminarObrigado pelo relato, acredito que a contribuição de todos pode ser útil.
EliminarHoje dia 17/10/2020
ResponderEliminarTive a infelicidade de descobrir q essa planta e venenosa o fruto
Uma coceira orrivel peguei alguns fruto p.faze muda mas ja me arrependi 😢😢😥
meus 2 filhos choraram de dor so de encostar nessa frutinha. eu nao conhecia...estavamos numa praça com parquinho. q perigo. ja pensocse coça o olho...
ResponderEliminarmeus 2 filhos choraram de dor so de encostar nessa frutinha. eu nao conhecia...estavamos numa praça com parquinho. q perigo. ja penso se coça o olho...
ResponderEliminarBoa noite hoje tive o desprazer de comer um fruto dessa palmeira a boca ficou adormecida e a pela ardia e coçava muitooooo. Terrível. Esse fruto parece com mané velho.. Acabei confundindo... Ferrei me... Agora estou bem. Graças a Deus 🙏
ResponderEliminarVc teve que ir no hospital?
EliminarTenho aqui em casa é coça sim. Estudos científicos.... será que foram feitos?
ResponderEliminarEntão Fábio, se rende aos fatos de tantas declarações de incidentes ou prefere defender uma postagem infeliz porque a época não conhecia os fatos?
ResponderEliminarSe tiver alguma preocupação pelos seus semelhantes deveria ser retratar.
Olá amigos, após sete anos de debates calorosos e de constatação e decorrido tempo razoável para fundamentações eis que chegamos em um veredito.
ResponderEliminar...considerando o avanço tecnológico e científico que os prováveis vitimas dessa cruel espécie vegetal que teve seus frutos violados para ser gulosamente ingeridos sendo que o ser humano é um dos seres com a mais variada dieta, ...considerando que alem da irresponsabilidade de secretários de meio ambiente de todo Brasil e da Índia e Malásia etc;
considerando que existe ampla e irrestrita e incontáveis acessos a informação ao Dr. Google e que não foi evidenciado que a arvore arriou suas raízes e atacou violentamente as pessoas com seus coquinhos mortais;
considerando que o resultado de um eventual estudo cientifico para comprovação do obvio certamente não seria aprovado;
considerando que o número de pessoas vítimas dos supostos coquinhos assassinos não constitui base para estudos aprofundados por falta de dados;
considerando que o CaC2O4 cristais de oxilato de cálcio em última analise pode se usar NaHCO3 bicarbonato de sódio dissolvido em água com temperatura de 20°C pode ajudar a dissolver os cristais e gerar alivio, lembrando que estes mesmos cristais passa todos os dias pelo seu canal urinário causando leve ardor e que muitas vezes passa ignorado. Portanto lave com água corrente em abundancia para soltar os microscópicos cristais.
considerando que todo o exposto e o titulo alertando que os frutos NÃO SÃO COMESTÍVEIS e que houve gula por parte das vitimas e mau uso do fruto temos que o vegetal é inocente.
Boa sorte a todos e se a árvore merecer deixa ela ornamentando nossos breves dias aqui na terra.
Olá Antônio Méndez, acredito que o senhor se referiu a minha pessoa, peço licença para responder. Primeiramente acredito na inocência das crianças e da espécie vegetal.
ResponderEliminarQuanto aos relatos, muitos anónimos demostram apenas as circunstâncias em que se deu o contato e que cada pessoa experimentou co a experiencia... o que leva a crer, que o fruto causou irritação e provocou reação alérgica, isso é incontroverso.
Por outro lado, podemos inferir, que é algo próximo de se apertar o dedo na porta do carro, ou dar uma martelada no dedo, ou talvez pisar em um prego enferrujado ou ser picado por insetos com ferrão, para uns nada acontece de tal sorte que outros ficam decepados e para outros fatais gostando, concordando ou não é a vida.
Quanto a infelicidade de postar, se equipara a infeliz imposição de se retratar nestes termos considero seu cometário irrelevante por certo estava com insónia...com todo respeito.
Visto que, antes de nós havia outros seres humanos que tiveram contato com este vegetal e que sem médicos, bombeiros, escolas, saneamento, telefone google etc a não ser que a árvore caiu em cima de alguém não há incidentes relevantes.
Assim, não poderia eu prever o futuro, mas já estando nele, pude constatar que nada mudou é a árvore continua e certamente continuará depois de nós...assim não fiz juízo de valor referente a preocupação com semelhante e sim evidenciar a negligência de responsáveis por menores que ao se ver em pânico, profere uma fala evasiva culpando espécie vegetal de seu vacilo.
A palmeira do post é a C. urens e urens significa urticária. A outra é a C.mitis. Essa também tem urticária .
ResponderEliminarUrens é também ardente.
ResponderEliminarNão sou especialista em plantas dessa espécie. Há alguns anos manuseei tanto as folhas quanto os cachos com frutos ou mesmo flores e nunca tive problema com alergia provocada pelo contato. Entretanto, rescentemente, ao manusear um cacho com frutos maduros, os quais ao serem esmagados apresentam uma polpa gelatinosa e de cor próxima do marrom, notei que por ter tocado nessas sementes e após tocar na pele, a ardência foi extremamente forte, similar a provocada pelas folhas de quiabo. Simplesmente insuportável. Quem duvidar é só fazer o teste. Por esta razão melhor evitar que pessoas e, sobretudo crianças, toquem nos seus frutos.
ResponderEliminarFiz a poda de alguns brotos que saíram na toceira, queimou minha mão, deixando uma mancha preta.
ResponderEliminarEstava num parque hoje e peguei e abri um fruto aí logo em seguida onde eu passa a mãos no corpo começava a coçar e muito irritante a coceira tipo ortiga para quem conhece,muita coceira meu Deus.
ResponderEliminarEu TB na inocência de tocar nesse coquinho . A princípio achei estranho a cor dela . Pois no meu estado o coquinho e amarelo. E esse coquinho e de cor escura (cor de vinho escuro).Imediatamente comecei a ter coceiras onde minha pele teve contato.. serviu se experiência para não colocar a mão em qualquer lugar.
ResponderEliminarCUIDADO ESSA PLANTA PODE CAUSAR DERMATITE ATÓPICA CRÔNICA
ResponderEliminarAntes de eu ter chegado nos 18 anos aconteceu um caso parecido comigo,eu e um colega estava dando uma volta nas ruas cidade e chegamos na praça o centro da cidade,daí eu lembro que ele foi correndo na frente e pegou alguma coisa de uma arvore era essas bolinhas,daí ele passou em mim e começei a me coçar todo,uma coçeira de arder parecia que queimava,daí eu lembro que também devolvi passando nele,o que parecia apenas uma brincadeira,hoje prejudicou minha saúde,quando eu estava com uns 25,26 anos constatei que eu contraí doença de pele,foi numa manhã quando eu fiquei exposto ao sol e senti uma queimação me fazendo coçar por todo o meu corpo da cabeça aos pés, sensasão essa muito semelhante com os sintomas que essa planta gera no contato físico com a pele humana,esta planta é capaz de desequilibrar a capacidade do corpo humano de manter a barreira cutânea da pele,e ainda hoje está plantada naquela praça local público bem no meio de Naviraí e ninguém faz nada deverião colocar uma placa nessas arvores alertando os perigos ou a prefeitura remover e replantar em area rural.
Quando envolve o setor de saúde o sistema de controle mundial mantém seja qual for o mau,desconhecido da população,nenhuma força militar ou politica,judiciario se importará porque é obvio que estão do lado do sistema,e nisso a população desinformada tem aquele mau como algo comum até que surgem problemas más imediatamente são abafados pelos filhos do diabo porque mentem João 8:44. Até que este mesmo mau cause morte,daí é tarde de mais,poderia ser evitado.
Pessoal, a poupa realmente dá uma coceira insuportável, dura uns 20 min o infortúnio. Talvez não seja em todos, como é o caso de alergia a alguns alimentos, com o fruto do mar. E não atoa ela tem apelido de pó de mico. A natureza é linda e tem lá suas especificidade, o que devemos fazer é testar. mas nesse caso,nem isso, recomendo.
ResponderEliminarSetembro 2022 e a palmeira continua causando coceira em quem toca nos frutos dela. Meu caso.
ResponderEliminarHoje ingerir uma fruta teve bastante irritação coceira e intoxicação vermelhão
ResponderEliminarPra que essa ironia e deboche nojento Flávio? As pessoas estão relatando suas experiências no intuito de alertar os demais...cheguei aqui por ter vivido há pouco essa experiências...Existe a curiosidades, que foi o meu caso, mas existe a inocência das crianças e animais...Só acho que se plantadas em áreas públicas deveria ter um aviso sob os riscos.
ResponderEliminarEssa é do capeta. Coça sim e deixa a lingua ardida. Dei uma de criança dia 28/11/22 e me lasquei, por isso que apareci aqui para procurar a espécie da maldita.
ResponderEliminarHoje, 23 de janeiro de 2023, saí a caminhar com meu filho no condomínio onde moramos. Vi o fruto maduro e peguei. Abri e coloquei na boca. Dei para o meu filho. Ele abriu o fruto. Ao sentir a língua inchando, consegui impedir a tempo que meu filho ingerisse o fruto. Mas o estrago já estava feito em mim e nele. Sentimos uma dor insuportável. Foi desesperador. Fomos rapidamente para casa e passei óleo de copaíba e andiroba no meu filho. Em poucas minutos, ele estava melhor. Então, passei o óleo em mim. Em um braço, resolveu rápido. No outro, não parecia funcionar. Quase morri de dor. Então, peguei mais óleo de andiroba e copaíba e juntei com óleo de rícino e passava a mão, friccionando. Após uns 20 minutos, a dor maior cedeu. Liguei para um centro de atendimento da Unicamp por receio da ingestão. Toda essa dor ocorre porque o fruto tem cristais de oxalato de cálcio. Essa substância não é venenosa, mas é muito perigosa. Imagino que os óleos tenham um efeito de dissolver esses cristais ou encapsulá-los, o que precisaria ser estudado. São cristais semelhantes a vidro. Eles penetram na pele, cortam. Internamente, podem causar necrose em múltiplos órgãos, causar edema nas vias respiratórias (levar à asfixia), atingir o túbulo renal. Trata-se de uma ação mecânica, física. É como se fosse um micro-vidro cortando as mucosas. Pode, sim, levar à morte. Depende da quantidade ingerida. Recomendaram-me comer pão ou mingau para tentar eliminar os cristais. Depois, também ingeri tahine, mel. A pessoa que me atendeu riu de mim como se eu fosse uma ignorante por ter me acidentado com essa planta. Mas se até a Neide Rigo, nutricionista formada pela USP, passou por isso e deixou seu relato aqui, posso dizer que ignorante é quem defende a planta e recomenda seu uso, colocando a vida das pessoas em risco. Ignorante é quem subestima a dor do próximo e coloca uma planta acima do humano. A palmeira é brutal, mortal. Uma espécie de árvore do conhecimento do bem e do mal. Pode matar, sim. Não é planta comestível. É altamente tóxica.
ResponderEliminarA planta não tem culpa. É realmente linda tanto é que tenho duas no meu jardim. Infelizmente já estão morrendo. Mas, são sim altamente tóxicas. Tanto as filhas, quanto os frutos. Tem que ter o máximo de cuidados para não parar em um pronto atendimento hospitalar. Quem tem essas palmeiras plantadas tem que estar ciente disso. Mas, o que não evitará acidentes em relação a crianças teimosas e birrentas. O sobrinho teimoso de minha esposa, depois do alerta, colocou um fruto desses na boca e foi parar no hospital
ResponderEliminarHj exatamente hoje dia 20 de fevereiro 2023. Na minha casa tem essa planta porém nunca tinha feito mal, fica no Jardim, eu sentada conversando com meus sogro e sogra, acabei pegando a fruta e fui descascando, gente essa planta é do diabo, pensa numa coçeira, me deu tontura, dor de cabeça, ñ estou legal. Evitem ter contato com essa planta
ResponderEliminarSr. Flávio, você está completamente enganado. Esta planta causa problemas seríssimo. Veja os comentários. Eu fui vítima da mesma forma que todos já relataram. CUIDADO NAVEGADORES, a internet é um espaço livre, onde todos postam o que querem sem medir consequência.
ResponderEliminarSr.Otaviano concordo plenamente com o Sr.acabei de passar pela mesma coisa,achei que era coquinho,peguei pra minha filha ver,e minha pele está queimando e coçando sem parar.Parece que esse desavisado não tem um pingo de empatia pelo próximo!
ResponderEliminarSr.Otaviano concordo plenamente ,hj peguei pra mostrar pra minha filha,achandoque era coquinho,e estou com o braço queimando e coçando muito. Falta empatia de alguns metidos a esperto!
ResponderEliminarPesquisei pq acabei de provar uma , e minha língua 👅 tá formigando muito fiquei comedo kkkkk mais é bem doce e o cheiro lembra o maracujá ,
ResponderEliminarGente eu me lasquei hoje, achei que era açaí porque parecia, na hora em que toquei deu uma coceira tão grande que ficava irritado, coloquei na água mas só fez foi piorar misericórdia é horrível!
ResponderEliminarKkkkk eita laquei me kkk eu hoje olhei nossa que fruto lindo vários no cacho fui peguei um provei, deu uma leve dormência depois meu amigo a língua ficou só a queimadura
ResponderEliminareita pega! qui horror!!! toma mais cuidado po se voce não sabe o que é a planta melhor investigar, existe um aplicativo pra android que colocarao reconhecimento facial para comparação de plantas e folhas mas eu não lembro o nome, voce pode pesquisar por ele e baixar, ajuda muito, o governo dos estados deveria proibir o plantio desta arvore é muito perigosa para as pessoas principalmente crianças, eu disse aqui ja tem mais de 1 ano que eu acabei pegando uma doença de pele porcausa dessa arvore, quando fico muito exposto a luz do sol eu começo a sentir varias queimaduras por todo o corpo como se fosse agulhadas e me coço todo
ResponderEliminarEstá palmeira não dá coceira a que dá coceira e de outra espécie.
ResponderEliminarBom dia!
ResponderEliminarMinha filha teve contato a 2 semanas com esses frutas. Ela ficou brincando com as bolinhas de cor vinho e percebi que uma delas descascou. Na hora não teve nenhum problema mas percebi que no dia seguinte as mãozinhas delas ficaram vermelhas e coçando. Já fazem duas semana e a vermelhidão e coceira não passa e percebi que a pele da palma da mão está levemente mais grossinha
Alguém teve problemas a longo prazo?
Acabei de abrir uma e provar, até agora nada
ResponderEliminarMelhor resultado, lavei com sabão de coco!
ResponderEliminarTambém lavei com bicarbonato de sódio.
Pior sensação de todas, não recomendo a ninguém, os frutos dessa palmeira ao serem amassados, causa uma coceira insuportável é como se a mão da pessoa estivesse sendo queimada em chamas de fogo.
ResponderEliminarVim aqui pesquisando sobre essa palmeira, achei parecida com asai, peguei uma semente esmaguei,cheirei,e joguei fora, minha mão começou a coçar e ficar vermelha,a ponta da minha língua começou a formigar, vamos ver no que isso vai da no dia seguinte, deveria ser mais divulgado essa palmeiras nas mídias.
ResponderEliminar