sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Salsa-de-burro (Chaerophyllum temulum)

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6)

(7)

(8)

(9)

(10)
Salsa-de-burro *  (Chaerophyllum temulum L.)
Erva bienal, algo híspida, com caules erectos que podem atingir até cerca de 1m de altura, ramificados na parte superior, claramente engrossados por baixo de cada nó, com manchas de cor de vinho, sobretudo na parte inferior; folhas inferiores bi ou tripenastissectas, de contorno triangular; as superiores menores e menos divididas; flores com pétalas brancas, com a margem encurvada e recortada, agrupadas em inflorescências pedunculadas,  geralmente com 6 a 12 raios, estes mais curtos que os pedúnculos das inflorescências.
Tipo biológico: hemicriptófito;
Família: Apiaceae (Umbelliferae).
Distribuição: Europa, Noroeste de África e Sudoeste da Ásia.
Em Portugal ocorre apenas no território do Continente e, alegadamente, com presença limitada ao Alto Alentejo, Beira Baixa, Beira Alta,  Beira Litoral, Douro Litoral, Minho e Trás-os-Montes.
Ecologia/habitat: prados, orlas e clareiras de bosques, em sítios frescos, alterados, nitrificados, a altitudes desde 250 a 1600m, mas sobretudo em zonas de montanha.
Floração: de Maio a Julho.
Observação: Planta tóxica.
*Outros nomes comuns: Cerefólio-bravo;Cerefolho; Cerefolho-bravo.
[Locais e datas: Moimenta da Beira; 21 - Junho - 2018 (fotos 1, 4 a 7); Vila Nova de Cerveira; 22 - Junho - 2018 (fotos 2 e 3); S. Joanico  - Vimioso (Trás-os-Montes); 2 - Junho - 2018 (fotos 8 a 10)]

Sem comentários: