terça-feira, 11 de setembro de 2012

Asclepias physocarpa





Asclepias physocarpa (E.Mey.) Schlechter
Pequeno arbusto da família Apocynaceae, que pode atingir até 1,80m. Nativo do sudeste de África, encontra-se actualmente naturalizado noutras regiões do globo, onde foi introduzido como planta ornamental. Não garanto que se encontre naturalizado em Portugal, embora já o tenha encontrado em dois locais distintos e em ambientes bem diferentes: à beira de um sapal nas imediações do Seixal e no alto duma elevação nos arredores de Sesimbra.
Pelo que respeita à floração, diria, tendo em atenção a data da obtenção das fotografias (em 1 de Junho de 2012, as 4 primeiras e em 23  de Julho de 2011, a última) que, em Portugal, ela ocorre, pelo menos de Maio a Agosto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Francisco
Aqui em S. Miguel vejo nos jardins e algum fanático das borboletas monarca, pois a seiva leitosa alimenta a lagarta se não me falha a memória, este ano como muitas outras plantas estão a florir até á dias atras e com os balões ainda verdes, além de as integrar no jardim Branco que estou a trabalhar ( plantas com flor branca ) que desde já aceito informação para enriquecer o mesmo.
Francisco Cogumbreiro