domingo, 18 de março de 2012

Ophrys sphegodes


Ophrys incubacea Bianca Ophrys sphegodes Mill.
Erva vivaz, da família Orchidaceae apresenta duas raízes tuberosas, caule erecto (que raramente ultrapassa os 30 cm); folhas basais, ovado-lanceoladas; e  3 a 8 flores dispostas em espiga.
Orquídea terrestre, distribui-se pelo países do sul da Europa, desde Portugal até à Albânia, ocorrendo geralmente em sítios com boa exposição solar, em pastagens, matos pouco densos e  florestas com boas clareiras, sobre solos básicos, secos a frescos.
Em Portugal ocorre no centro e sul do território do Continente. É considerada uma espécie rara. 
Floração: de março a abril.

(Local e data: Serra da Arrábida; 18 março - 2012)
(Clicando nas imagens, amplia)

Rectificação:
Esta espécie foi aqui inicialmente identificada sob a designação de Ophrys incubacea. Esta é, com efeito, a   designação adoptada no "Flores da Arrábida - guia de Campo" de José Gomes Pedro e Isabel Silva Santos, designação que, no entanto, verifico agora, não é a seguida pelo portal da SPBotânica (Flora.On), nem pela Flora Ibérica, que optam pela designação de Ophrys sphegodes, notando a Flora Iberica, em observações à descrição desta espécie que a O. incubacea, descrita como espécie da Sicília com  extensões pelo centro e oeste do Mediterrâneo não apresenta caracteres que justifiquem a sua autonomização como espécie distinta da O. sphegodes, planta que apresenta variabilidade morfológica mesmo entre entre exemplares da mesma população. Fica a explicação.

1 comentário:

Ruben disse...

Boa noite, estou a pensar fazer um sig sobre a distribuição desta orquidea no concelho de Beja. Um especie de mapa onde possivelmente podem existir este tipo de orquideas devido as caracteristicas do local.
Posto isto, gostaria de saber se me pode dizer mais informação em relação ao tipo de condições que esta planta necessita, ou seja, acidez de solo, tipo de solo, exposição solar, ensombramento, etc.
obrigado, Ruben