quarta-feira, 2 de junho de 2010

Fumária-maior (Fumaria capreolata)


Vá lá saber-se porquê, mas Catarinas-queimadas e Erva-das-candeias são duas das designações populares atribuídas a esta planta da família Fumariaceae (com o nome científico de Fumaria capreolata L.) planta que também dá pelos nomes de Erva-moleirinha-maior e Fumária-maior, estes a não carecerem de grande explicaçãoFumária-maior deriva da designação científica do mesmo género e Erva-moleirinha é também a designação popular comum  para o género Fumaria.
A sua distribuição encontra-se, segundo uns, limitada à Região Mediterrânica e ao Sudoeste da Europa e, segundos outros, à área mediterrânica e às zonas temperadas da Ásia, mas o certo é que, de acordo com outras fontes, ela é espontânea noutras regiões ou países tão distantes entre si como a Austrália, ou o Chile, por exemplo. Não será, por isso, ousado afirmar que a planta tem ampla distribuição mundial.
O que se sabe também é que a Fumária-maior, à semelhança, aliás, de outras plantas do mesmo género não é particularmente benquista dos agricultores que a consideram como "infestante de numerosas culturas herbáceas e culturas arbóreas" (Fonte). Ainda de acordo com a mesma fonte, germina no Inverno e Primavera e floresce desde a Primavera até ao Verão. Em matéria de solos, diria eu que a planta não é particularmente exigente, preferindo, em todo caso, terrenos com alguma humidade.
(Clicando nas imagens, amplia)

1 comentário:

Turma disse...

Fugazes flores
Fractal
Em verdade quase nada
salvo a luz do click
A fragilidade afinal

Bom fds